Cardoso, Teresa Margarida LoureiroPinto, João2021-07-292021-07-292020Cardoso, T. & Pinto J. (2020). Educação Aberta e em Rede: que relação com as (novas) literacias? In T. Fernandes, C. Maciel & E. Santos (Orgs.) Educação a Distância - Multiletramentos e Linguagens Multimodais (vol. 2). EDUFMT. ISBN 978-65-5588-036-6978-65-5588-036-6http://hdl.handle.net/10400.2/10955Partindo do contexto tecnológico da atual sociedade e das novas formas de aprendizagem, neste texto, reflete-se sobre Literacias e Educação Aberta e em Rede, considerando a necessidade de mobilizar competências digitais e a abordagem da aprendizagem ao longo da vida. Assim, perspetivam-se as noções de Educação Aberta e de Recursos Educacionais Abertos, intimamente associadas à Educação a Distancia e online, além de se refletir sobre alguns tipos de literacia, para melhor compreender o conceito de novas literacias. Conclui-se que os novos estilos de vida e de aprendizagem trazem novos desafios à educação aberta e em rede, com as novas literacias a convocarem novas competências e capacidades por parte dos aprendentes, como pré-requisitos essenciais para continuar a aprender.porEducação abertaEducação em redeEducação a distânciaElearningNovas literaciasEducação aberta e em redeCompetências digitaisAprendizagens ao longo da vidaRecursos educacionais abertosEducação aberta e em rede: que relação com as (novas) literacias?book part