Castelo, AdelinaAmorim, ClaraZhou, ChaoLi, QinxueZhang, ChenlinSoares, Liliana2023-01-112023-01-112022-06-24Castelo, A., Amorim, C., Zhou, C., Li, Q., Zhang, C., & Soares, L. (2022). Altos e baixos vocálicos: ensinando vogais portuguesas a alunos chineses. De cada língua se ouvem outras: o ensino de línguas estrangeiras em Portugal e no mundo (Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa, 24/06/2022, online)http://hdl.handle.net/10400.2/13115O estudo do Português Língua Estrangeira (PLE) na China tem-se expandido significativamente desde 2000. Muitos materiais foram criados para este grupo específico de aprendentes com pouca exposição à L2, mas ainda faltam recursos para as dificuldades específicas de pronúncia. Simultaneamente, trabalhos sobre o PLE têm mostrado que a altura vocálica em português é um grande desafio para falantes de mandarim L1 e a investigação sobre o ensino da pronúncia em diferentes línguas tem fornecido indicações úteis para fundamentar propostas didáticas. Assim sendo, a presente comunicação visa propor um recurso para o ensino da altura vocálica a aprendentes de PLE na China. Este recurso: (1) consiste numa apresentação em Powerpoint que combina as estratégias de Color Vowel Chart (Taylor & Thompson, 1999, 2015) e Vowel Elevator (Elliott, 2018) e, portanto, explora diferentes níveis de instrução de pronúncia (percetivo, articulatório, cognitivo, visual e cinestésico); (2) pode ser integrado numa abordagem mais ampla e comunicativa do ensino de pronúncia (Celce-Murcia et al., 2010); (3) visa ajudar a formar categorias cognitivas para as (novas) vogais do português; (4) inclui uma comparação dos sistemas fonológicos vocálicos em português e chinês mandarim (como parte da abordagem Vowel Elevator para promover a consciencialização sobre o fenómeno). Após uma breve apresentação da investigação que o fundamenta, é mostrado o recurso didático, justificando-se algumas das opções tomadas. Assim, procura-se fornecer aos professores um recurso pronto a ser usado e também, por meio da fundamentação científico-pedagógica apresentada, contribuir para a formação dos professores de línguas estrangeiras no ensino da pronúncia.porEnsino da pronúnciaCriação de materiais didáticosPortuguês língua não maternaAltura vocálicaAprendentes chinesesAltos e baixos vocálicos: ensinando vogais portuguesas a alunos chinesesconference object