Bidarra, JoséRato, Isabel da Encarnação Marques Batista2025-10-162025-10-162025-09-162025-10-16http://hdl.handle.net/10400.2/20376Tese de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, apresentada à Universidade AbertaA introdução da tecnologia digital na educação tem vindo a ganhar destaque nas últimas décadas, com a União Europeia a promover a integração de tecnologias digitais nos sistemas educativos para garantir uma educação de qualidade, inclusiva e acessível. Em Portugal, o Programa "Escolas Digitais", iniciado em 2018, visa modernizar o ensino, oferecendo ferramentas digitais e formação aos professores para integrar as tecnologias pedagógicas. A utilização de manuais digitais surge como uma das principais estratégias para alcançar esses objetivos, proporcionando recursos multimédia e interatividade. O Governo Regional dos Açores, começou a implementar os manuais digitais, no ano letivo de 2022/2023 em todas as escolas públicas aos 6º e 8ºs anos e nos anos seguintes aos restantes. O principal objetivo desta investigação, consistiu em perceber qual a perceção dos professores de uma Escola Básica e Integrada e de uma Escola Secundária da Região Autónoma dos Açores, acerca da utilização dos manuais digitais, nomeadamente no que diz respeito à forma como receberam a medida política, qual o papel das lideranças na gestão das medidas, principais desafios, vantagens, desvantagens e potencialidades e identificação de práticas de superação dos desafios. A metodologia adotada consistiu numa abordagem mista, combinando dados quantitativos obtidos através de questionários aplicados a professores, com dados qualitativos recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a presidentes dos conselhos executivos e pontos focais das escolas envolvidas. A análise dos dados foi realizada com recurso à estatística descritiva e à análise de conteúdo, permitindo uma compreensão abrangente e aprofundada do impacto da digitalização no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados sugerem que, apesar das dificuldades associadas à implementação, como a escassez de recursos tecnológicos e a desigualdade no acesso a dispositivos e internet, os manuais digitais têm o potencial de enriquecer as práticas pedagógicas e melhorar o envolvimento dos alunos.The introduction of digital technology in education has gained prominence in recent decades, with the European Union promoting the integration of digital technologies into educational systems to ensure quality, inclusive, and accessible education. In Portugal, the "Digital Schools" Program, launched in 2018, aims to modernize education by providing digital tools and training to teachers for the integration of educational technologies. The use of digital textbooks has emerged as one of the main strategies to achieve these goals, providing multimedia resources and interactivity. The Regional Government of the Azores began implementing digital textbooks in the 2022/2023 school year in all public schools for the 6th and 8th grades, and in the following years for the remaining grades. The main objective of this study was to understand the perceptions of teachers from a Basic and Integrated School and a Secondary School in the Autonomous Region of the Azores regarding the use of digital textbooks, particularly concerning their reception of the political measure, the role of leadership in managing the implementation, main challenges, advantages, disadvantages, potential benefits, and the identification of practices that address the challenges. The methodology adopted followed a mixed-methods approach, combining quantitative data collected through questionnaires administered to teachers, with qualitative data obtained from semi-structured interviews with school executive board presidents and focal points of the participating schools. Data analysis was carried out using descriptive statistics and content analysis, allowing for a comprehensive and in-depth understanding of the impact of digitalization on the teaching-learning process. The results suggest that, despite difficulties related to implementation—such as a lack of technological resources and unequal access to devices and the internet—digital textbooks have the potential to enrich pedagogical practices and improve student engagement.porRecursos digitaisEducação digitalTecnologia educativaEnsino híbridoFormação de professoresDigital textbooksDigital educationEducational technologiesBlended learningTeacher trainingImplementação de manuais digitais em duas escolas da Região Autónoma dos Açoresmaster thesis