Monteiro, VeraPereira, Alda2016-04-122016-04-122012-12http://hdl.handle.net/10400.2/5157Comunicação apresentada no 2º Congresso Internacional TIC e Educação - TICEDUCA 2012Esta comunicação insere-se numa investigação que procura estudar a influência que uma comunidade de aprendizagem online, para alunos e professores do ensino secundário, em Portugal, pode ter enquanto elemento facilitador da aprendizagem dos alunos, com efeitos na formação de aprendentes ao longo da vida. Analisamos os dados recolhidos num questionário online, enviado a todos os membros. Emergem como determinantes na sustentação destas comunidades factores relacionados com o enriquecimento pessoal, expressos na valorização do acesso a oportunidades de aprendizagem únicas, assentes na curiosidade científica dos membros. A comunidade constitui-se como espaço de aprendizagem adequado para o desenvolvimento e cultivo do gosto por comunicar em torno de conteúdo científico e, por essa via, adequada para a formação de aprendentes ao longo da vida; dimensão essencial e que, do nosso ponto de vista, a escola não cumpre.This communication is part of an investigation that studies the influence that an online learning community, for students and teachers from secondary schools in Portugal, may have as a facilitator of student learning and in terms of the development of lifelong learners. We analyzed the data collected through an online survey, sent to all community members. As crucial factors that sustain this community, emerged the access to unique learning opportunities aligned with the scientific curiosity of the members. The community constitutes itself as a learning space suitable for the development and cultivation for communicating about scientific content. Thereby, suitable for the formation of lifelong learners; critical dimension that, from our point of view, the school does not fulfill.porComunidades de prática onlineRedes sociaisEscolaJovensInternetOnline communities of practiceSocial networksSchoolStudentsInternetRedes sociais e escola : antagonismo ou convergência?conference object