Pereira, AldaMiranda, BrancaOliveira, IsolinaBastos, GlóriaMota, José2008-12-052008-12-052003-12Pereira, Alda; et al. - Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professores. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 1 (Dez. 2003), p. 53-630872-0738http://hdl.handle.net/10400.2/148A tendência mais generalizada na modalidade de ensino a distância tem-se pautado por abordagens estruturadas, com base em materiais que são disponibilizados aos estudantes. A estes é pedido que aprofundem os conteúdos predefinidos, sob a forma de auto-aprendizagem. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer uma abordagem em regime de seminário aberto, a distância, não centrada nos conteúdos e que visa o desenvolvimento reflexivo de profissionais. Descreve-se de forma sucinta o objectivo desta abordagem e são apresentados resultados no que respeita à percepção dos estudantes quanto à sua evolução e quanto ao seu grau de satisfação quando é feita a comparação com abordagens mais tradicionais.porEnsino a distânciaFormação de professoresSemináriosEnsino a distância e desenvolvimento profissional dos professoresjournal articleCC BY-NC 4.0