Neves, Cláudia2019-12-062019-12-062018http://hdl.handle.net/10400.2/8863Neste artigo, procuramos sistematizar algumas reflexões em torno das tendências políticas para o ensino superior na Europa, e o papel que a educação a distância pode assumir nessa estratégia. Procuraremos entender a interpretação do governo português dessas orientações e como regulamenta a educação a distância no ensino superior. Terminamos com uma leitura crítica do enquadramento político português para a educação a distância no ensino superior e uma proposta de desenvolvimento futuro de uma investigação que procure compreender diferentes posicionamentos políticos em diversos países da União Europeia, relativamente às estratégias políticas para a educação a distância no ensino superior.In this article, we seek to systematize some reflections on the political trends for higher education in Europe, and the role that distance education can play in this strategy. We seek to understand the Portuguese government’s interpretation of these guidelines and how it regulates distance education in higher education. We end up with a critical reading of the Portuguese policy framework for distance education in higher education, and with a proposal for future development of an investigation that seeks to understand different political positions in different countries of the European Union, regarding the political strategies for distance education, in higher education.porPolítica educativaUnião EuropeiaAdministração e gestão da educaçãoA regulação das políticas de educação na União Europeia e os desafios para a educação a distância no ensino superior: uma perspetiva crítica e uma proposta de investigaçãoThe regulation of education policies in the European Union and the challenges for distance education in higher education: a critical perspective and a research proposaljournal article10.21573/vol34n12018.82463