Machado, Jane do CarmoVasconcelos, Maria Celi ChavesOliveira, Nuno Ricardo2023-12-182023-12-182016978-972-8914-60-8http://hdl.handle.net/10400.2/15269Este estudo traz uma reflexão sobre o tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores e como essas políticas têm contribuído para a melhoria das condições de trabalho, promovendo desenvolvimento profissional e enriquecimento do processo de ensino-‐ aprendizagem. A metodologia de investigação é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita com base em estudos como os de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e os de Bernadete Gatti sobre formação de professores. Os resultados apresentam desafios e potencialidades à formação de professores, a sinalização da necessidade de articulação entre as ações políticas, que conduzam à valorização dos profissionais, na avaliação da formação prevista no Plano Estadual de Educação do Rio de Janeiro; e os obstáculos que se colocam aos formadores para a utilização das tecnologias digitais e das redes sociais para divulgar e partilhar conteúdos, promovendo aprendizagem e conhecimento colaborativoThe study presents a reflection on the treatment given by recent researches regarding the initial training policies and continuing teachers and how these policies have contributed to the improvement of working conditions, to the promotion of professional development and enrichment of the teaching-‐learning process. A qualitative research was adopted and data interpretation is based on studies such as Jenny Ozga on research in educational policies and Bernadette Gatti on teacher training. The results present challenges and opportunities for teacher training, signaling the need for articulation between policy actions, leading to appreciation of professionals in the evaluation of training provided for in the State Plan for the Rio de Janeiro Educational network; and the obstacles faced by the trainers to the use of digital technologies and social networks to disseminate and share content, promoting learning and collaborative knowledge.porInvestigação qualitativaPlanos de educaçãoRedes pessoais de aprendizagemInvestigação qualitativa em educação: pesquisa exploratória de políticas para formação de professores e redes de aprendizagemconference object