Costa, Rosaria daRenani, Âzar Babasafari2025-09-162025-09-162025-03-20http://hdl.handle.net/10400.2/20251Oradora | Rosária da Costa, Alliance Française de Lisbonne. Moderadora | Âzar Renani, Universidade AbertaO grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 22.º webinar responde-se às seguintes questões: Quels sont les principaux obstacles rencontrés par les enseignants de français auprès d'un jeune public portugais?; Quelles sont les méthodes pédagogiques utilisées à l'alliance française de lisbonne pour motiver son jeune public lusophone?; Quels sont les nouveaux publics présents et les conséquences sur nos stratégies d'enseignement?55 min., 09 seg.MPEG-4fraLínguasFrancêsDar a voz à Língua22° Webinar "Dar a Voz à Língua": les défis de l'enseignement du français aux enfants au Portugal: enjeux et stratégieslearning object