Silva, Gleice Assunção daBarros, Daniela Melaré VieiraRamos, Daniela2023-01-042023-01-042022-011988-89962332-8533http://hdl.handle.net/10400.2/13007Este trabalho analisa a formação de professores na modalidade a distância no contexto brasileiro e português. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Destacase, neste estudo, que no contexto português a formação inicial de docentes é realizada nas denominadas escolas superiores de educação apenas na modalidade presencial, diferente do contexto brasileiro que tem a oferta dos cursos de Pedagogia e licenciaturas nas diferentes áreas de conhecimento tanto presencial como a distância. Essas diferenças da formação podem ser observadas a partir do histórico da formação de professores e das legislações vigentes. Os resultados e análises do panorama atual sobre as duas realidades pesquisadas, apontam que, embora a educação a distância esteja pautada em objetivos diferenciados com relação a formação inicial de professores, ambas tem um papel significativo na formação continuada destes profissionais, em suas diferentes áreas e modalidades de ensino, contribuindo para a qualificação da docência diante dos desafios e demandas educacionais da contemporaneidade.porFormação de professoresEducação a distânciaFormação de professores à distânciaLegislaçãoFormação de professores a distância: análise da legislação e da estrutura no contexto brasileiro e portuguêsjournal articlehttps://doi.org/10.55777/rea.v1i1.3448