Machado, Jane do CarmoVasconcelos, Maria Celi ChavesOliveira, Nuno Ricardo2023-12-182023-12-182017Machado, J.C., Vasconcelos, M.C.C, Oliveira, N. R. (2017). Formação Inicial e Continuada de Professores: entre o discurso e a prática. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, vol. 10, nº1, pp. 13-27., doi: https://doi.org/10.14571/cets.v10.n1.13-27http://hdl.handle.net/10400.2/15266O presente artigo centra a discussão no tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores, analisando como essas políticas articulam discurso e prática na perspectiva de melhoria das condições de trabalho e de desenvolvimento profissional dos professores, de modo a garantir a permanência de lutas e conquistas na carreira docente. A metodologia privilegiada é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita a partir de pressupostos teóricos, cujo diálogo remete aos estudos de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e aos de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação de professores. Os resultados sinalizam a necessidade de romper fragilidades e enfrentar desafios encontrados pelos professores na sua formação e trabalho docentes, assim como apresentam potencialidades a essa formação e trabalho quando consideradas as políticas educacionais instituídas/implementadasThis paper focuses the discussion on treatment given by recent researches to initial and continuous teachers training policies, analyzing how these policies articulate speech and practice from the perspective of improving working conditions and professional development of teachers in order to ensure permanent struggles and achievements in teaching career. The study privileged a qualitative methodology and data interpretation is made from theoretical assumptions based on Jenny Ozga studies of educational policies and Bernadette Gatti and Marli André researches on teacher training. The results indicate the need to break weaknesses and address challenges faced by teachers in their training and work, as well as present the potential to such training and work when considering the introdution / implementation of those educational policies.porInvestigação qualitativaFormação iniciale continuadaTrabalho docenteQualitative researchInitial and continuous teacher trainingTeaching workFormação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a práticaInitial and continuous training for teachers: between speech and practicejournal articlehttps://doi.org/10.14571/cets.v10.n1.13-27