Carvalho, Isabel CristinaVeiga, Pedro Alves daBidarra, José2023-07-192023-07-192023Carvalho, I.C., Alves da Veiga, P., & Bidarra, J. (2023). ARTPRENEUR: Uma proposta diferenciadora para a introdução ao empreendedorismo no ensino das artes. In L. Alves dos Santos (Ed.), Aprendendo e Ensinando com Nativos Digitais (pp. 87-95). CNE/Editora Telesapiens. ISBN: 978-65-5873-459-8.978-65-5873-459-8http://hdl.handle.net/10400.2/14478Este trabalho apresenta o processo de conceção e desenvolvimento de um currículo inovador, baseado numa metodologia de lógica de Dinâmica de Sistemas e ferramentas digitais, instigador de competências empreendedoras e resilientes do aluno. Este currículo foi desenvolvido no âmbito do projeto “4ArtPreneur – Innovative Thinking Competences for Creative Art Entrepreneurship” e promove a educação de competências para o empreendedorismo artístico e cultural. São abordadas temáticas relativas aos diferentes tipos de artes e meios de comunicação, ao valor da arte, à propriedade intelectual e direitos de autor, às estratégias de comunicação, marketing e financiamento mais apropriados aos diferentes negócios culturais e artísticos.porCurrículo artísticoEconomia criativaEmpreendedorismoPedagogia da arteARTPRENEUR: uma proposta diferenciadora para a introdução ao empreendedorismo no ensino das artesbook part