Nobre, Ana2018-12-302018-12-3020182183-1467http://hdl.handle.net/10400.2/7809Este artigo de revisão aborda a didática, a pedagogia e a didactologia, o seu funcionamento e a sua evolução. Os termos significam “como ensinar / aprender?” e entender estes conceitos suscita interesse. Cada termo lembra um dado momento na história da disciplina, cada um caracterizado pela presença de um "núcleo duro". As várias questões sobre a disciplina e o seu estatuto: ciência ou tecnologia, sobre o seu campo e as áreas interpeladas, nos levam a concluir que um conjunto de abordagens científicas de um real pedagógico é a história da didática e a história de conceitos.This review article deals with didactics, pedagogy and didacology, its functioning and its evolution. The terms mean "how to teach / learn?" And understanding these concepts raises interest. Each term recalls a given moment in the history of the discipline, each characterized by the presence of a "hard core". The various questions about the discipline and its status: science or technology, about its field and the areas addressed, lead us to conclude that a set of scientific approaches to a pedagogical reality is the history of didactics and the history of concepts.porEducaçãoDidáticaPedagogiaDidactologiaEnsino/Aprendizagem das línguas estrangeirasEducationDidacticsPedagogyDidacologyTeaching/Learning of foreign languages.Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologiajournal article