Vieira, Cristina PereiraOliveira, Eloiza da Silva Gomes deAlves, Maria Valéria Pareja Credidio Freire2023-07-182023-07-182023Vieira, C.P., Oliveira, E.S.G. , Alves, M.V.P. C.F. (2023). A População jovem e as Infeções Sexualmente Transmissíveis: O papel da educação na transformação do comportamento juvenil frente à Sífilis. In Valentim, R., Lacerda, J. ,Coutinho, K., Dias; A.P., Aberto, C., Rêgo, C. , Espinosa, A., Pereira, G., Rodrigues, J. (Org.). Sífilis Não – Respostas a Partir de Abordagens, por Múltiplas Dimensões (pp131-168) 1. ed. Natal: SEDIS-UFRN978-65-5569-289-1http://hdl.handle.net/10400.2/14453Quando pensamos na ideia de jovens e de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), somos imediatamente remetidos para a complexidade associada aos conceitos jovens e sexualidade. Isto porque qualquer um destes dois conceitos não poderá ser pensado de forma singular e como uma unidade. Nomeadamente, porque estes conceitos não poderão ser circunscritos comcategorizações homogêneas e uniformes, ocultando, na sua essência, as construções sociais a que são sujeitos. A partir deste pressuposto, percebemos que as concepções de juventudes e sexualidades, aqui já pensadas num sentido plural, são produções e objetos de manipulação, o que as tornam, na sua gênese, subjetivas, estruturadas e estruturantes, a partir de um conjunto de valores e de práticas distintas, situadas em cada momento da história e nas sociedades, que partilham o mesmo tempo da história.porJovensInfeções sexualmente transmissíveisSexualidadeSífilisEducaçãoA população jovem e as infeções sexualmente transmissíveis: o papel da educação na transformação do comportamento juvenil frente à sífilisbook part