Rocha, Tânia de Jesus Vilela daLima, Alessandro Rego de2024-01-232023-10-162024-01-23Lima, Alessandro Rego de - HyperCube [Em linha]: as novas metáforas e algoritmos para conceção de interfaces, leitura imersiva e visualização da informação. [S.l.]: [s.n.], 2023. 134 p.http://hdl.handle.net/10400.2/15541A Tecnologia da Informação cria recursos de hardware e software cada vez mais avançados, no entanto, a maioria dos aplicativos permanecem restritos aos paradigmas da metáfora do desktop. Esta tese propõe o modelo HyperCube como um conjunto de metáforas e algoritmos focada na Computação Centrada na Pessoa, baseada em hardware e software avançados, independente de dispositivo que explora as capacidades cognitivas-espaciais do utilizador e as propriedades geométricas do tesserato (hipercubo-4D), como possível novo paradigma de interface digital. Nesta tese, o hipercubo-4D e o tempo compõem o espaço de interação penta dimensional onde cada lado do tesserato é a viewport-3D de uma aplicação, chamada WorkScene. Além de gerenciar WorkScenes, o modelo possui um “DataAxis” para intercomunicação, que permite a edição simultânea de um mesmo arquivo por várias aplicações sem violar as regras do sistema operativo. Os elementos visuais são dispostos em três níveis de profundidade 1) A “BackCourtain”, imagem e cor semitransparente que auxiliam na imersão, presença e contexto espacial; 2) A viewport-3D, onde estão as faces agrupadas pelo bindery, e a câmara virtual; 3) A ShopWindow, que se assemelha a um desktop tradicional. HyperCube4X é o protótipo que implementa este conceito. Possui três WorkScenes que tratam diferentes visualizações a) HyperBook, gerenciador de imagens e leitor de e-books; b) HyperRelational, visualização de dados relacionais; c) HyperAnalyzer, visualizador de dados analíticos. Portanto, o modelo propõe uma experiência aprimorada combinando tecnologia, metáforas e algoritmos com a cognição humana para reduzir a curva de aprendizado e melhorar engajamento e produtividade.Information Technology creates increasingly advanced hardware and software capabilities. However, most applications remain restricted to the paradigms of the desktop metaphor. This thesis proposes the HyperCube model as a set of metaphors and algorithms focused on Human-Centered Computing, based on advanced, device-independent hardware and software that explores the cognitive-spatial capabilities of the user and the geometric properties of the tesseract (4D-hypercube) as a possible new paradigm of digital interface. In this thesis, the 4D-hypercube and time compose the fifth-dimensional interaction space where each side of the tesseract is the viewport-3D of an application called WorkScene. In addition to managing WorkScenes, the model has a “DataAxis” for intercommunication, which allows the simultaneous editing of the same file by several applications without violating the operating system’s rules. The visual elements arrangement occurs in three levels of depth 1) The BackCourtain, image and semi-transparent color that aid in immersion, presence, and spatial context; 2) The viewport-3D, where the bindery groups the faces and the virtual camera; 3) The ShopWindow, which resembles a traditional desktop. HyperCube4X is the prototype that implements this concept. It has three WorkScenes that handle different views a) HyperBook, image manager, and e-book reader; b) HyperRelational, relational data visualization; c) HyperAnalyzer, analytics data viewer. Therefore, the model proposes an enhanced experience by combining technology, metaphors, and algorithms with human cognition to reduce the learning curve and improve engagement and productivity.porInterface pessoa-computadorDesktopMetaversoTeoria da cogniçãoTeoria da visualização da informaçãoHuman-computer interfaceBeyond the desktopMetaverseCognition theoryVisualization theoryHyperCube: as novas metáforas e algoritmos para conceção de interfaces, leitura imersiva e visualização da informaçãoHyperCube: the new metaphors and algorithms for interface design, immersive reading, and information visualizationdoctoral thesis101649223