Barros, Daniela Melaré Vieira2014-01-222014-01-222013-12Barros, Daniela Melaré Vieira - Literacia da informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedagógica. In Belluzzo, Regina Celia Baptista; Feres, Glória Georges, org. - "Competência em informação [Em linha]: de reflexões às lições aprendidas". São Paulo : FEBAB, 2013. ISBN 978-85-85024-06-2. p. 245-265978-85-85024-06-2http://hdl.handle.net/10400.2/2846Competência em informação: de reflexões às lições aprendidasA emergência das literacias propõem um desafio para a ciência da informação desenvolver com o uso das tecnologias estratégias para facilitar uma dinâmica de aprendizagem do usuário para que saiba encontrar, utilizar e gestionar a informação. Essa emergência advém da sociedade em que vivemos e que nos inunda de forma rápida e contínua com conteúdos em diversos formatos e com diversos objetivos. A literacia da informação, visualizada como um conjunto de competências de aprendizagem necessárias para aceder, avaliar e usar a informação de forma eficiente, pode ser desenvolvida, aprimorada ou até mesmo aprendida como um potencial educativo para a área da ciência da informação. Pensando neste potencial foi desenvolvido dentro do curso de pós-graduação em Ciência da informação da Universidade Aberta em Lisboa a U.C Literacias da Informação. Através da metodologia a distância é realizado um trabalho de aprendizagem da literacia da informação enquanto estratégia de ensino com o uso das tecnologias. Dessa forma o presente artigo tem por objetivo analisar as estratégias didático pedagógicas do curso em questão, estas estratégias facilitam ao profissional da ciência da informação condições de experienciar o ensino da literacia da informação através do uso das tecnologias. Podemos observar isso mediante a proposta dessa unidade curricular que é o espaço de estudos e dos resultados apresentados na sequência deste artigo.porEnsino a distânciaElearningLiteracia da informaçãoEducaçãoEstratégias pedagógicasLiteracia da informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedagógicabook part