Silva, Liliane Inácia daPareschi, Claudinei ZaguiOliveira, Jailda Nonato dos Santos2023-12-112023-12-112023Silva, Liliane Inácia da; Pareschi, Claudinei Zagui; Oliveira, Jailda Nonato dos Santos - Metodologias ativas: utilidades do ChatGTP no contexto da sala de aula invertida. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 2 (julho-dez. 2023)2182-4967http://hdl.handle.net/10400.2/15233As metodologias ativas de aprendizagem estão passando por mudanças frente ao crescente uso das tecnologias digitais e das inteligências artificiais na Educação. O recente ChatGPT da OpenAI é uma prova de que as tecnologias digitais estão dominando várias áreas, trazendo outras possibilidades e inovações. No campo educacional, as tecnologias digitais são aliadas das metodologias ativas, as quais têm o intuito de inserir os estudantes no centro da aprendizagem, transformando o ensino baseado em métodos tradicionais. Assim, o objetivo deste artigo bibliográfico é elencar algumas oportunidades trazidas pelo ChatGPT para a metodologia de Sala de Aula Invertida, a fim de engajar os estudantes nas atividades escolares. Como referencial teórico, partiu-se de autores como Moran (2015, 2018), Mattar (2017), Bacarin (2020), Valente, Almeida e Geraldini (2017), King (2023), Mello, Neto e Petrillo (2019) e outros estudiosos que discutem sobre o tema. Como resultados, observou-se que o ChatGPT viabiliza aos estudantes e aos docentes uma nova fonte de pesquisa, com informações claras e explicações que facilitam a compreensão do estudo, oportunizando ao aluno o protagonismo proposto pelo modelo de Sala de Aula Invertida.Active learning methodologies are undergoing changes due to the increasing use of digital technologies and artificial intelligence in Education. OpenAI's recent ChatGPT is proof that digital technologies are dominating many areas, bringing new possibilities and innovations. In the educational field, digital technologies are allied with active methodologies, which aim to place students at the center of learning, transforming teaching based on traditional methods. Thus, the objective of this bibliographic article is to list some opportunities brought by ChatGPT for the Flipped Classroom methodology, in order to engage students in school activities. As a theoretical reference, authors such as Moran (2015, 2018), Mattar (2017), Bacarin (2020), Valente, Almeida and Geraldini Metodologias ativas: utilidades do ChatGTP no contexto da sala de aula invertida 2 RE@D-Revista de Educação a Distância e Elearning, 6 (2):2202307 (2017), King (2023), Mello, Neto and Petrillo (2019) and other scholars who discuss the subject. As a result, it was observed that ChatGPT provides students and teachers with a new source of research, with clear information and explanations that facilitate understanding of the study, giving students the opportunity to play the role proposed by the Flipped Classroom model.porCultura digitalEnsino e aprendizagemInteligência artificialMetodologias ativasSala de aula invertidaDigital cultureTeaching and learningArtificial intelligenceActive methodologiesFlipped classroomMetodologias ativas: utilidades do ChatGTP no contexto da sala de aula invertidaActive methodologies: ChatGTP utilities in the flipped classroom contextjournal articlehttps://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202307