Moreira, DarlindaSeabra, Filipa2018-02-152018-02-152017-10Moreira, Darlinda; Seabra, Filipa - Mobilidade virtual em rede no contexto da Licenciatura em Educação da UAb. In Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas, coord. - "Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital" [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2017. ISBN: 978-972-674-808-3. p. 45-78978-972-674-808-3http://hdl.handle.net/10400.2/7136Este capítulo tem como objetivo expor e analisar o amplo entendimento da ideia de mobilidade virtual tanto em articulação com a internacionalização no contexto do ensino superior a distância online, como explorando as suas potencialidades e lugar na atualidade e no futuro da educação terciária. Para isso apresenta o projeto-piloto que promoveu a mobilidade virtual no contexto Iberoamericano – o projeto PIMA-AIESAD – que juntou quatro universidades, nos anos 2012/13 e 13/14, através de um processo de negociação entre as coordenações das licenciaturas que constituíam a rede universitária do projeto, entre as quais a Licenciatura em Educação da Universidade Aberta (UAb). Seguidamente expõe os processos necessários para a concretização da experiência de internacionalização e prosseguimento virtual dos estudos no estrangeiro, que permitiu aos estudantes vivenciar a mobilidade virtual durante um semestre. Por último, partindo de relatos de experiências dos estudantes e de gestores do projeto que participaram na iniciativa, e da análise elaborada por parte da coordenação do projeto discute-se as mais-valias da experiência e reflete-se sobre as limitações e dificuldades encontradas, visando contribuir para apoiar o desenvolvimento de outros projetos de mobilidade virtual.This chapter aims to expose and analyze the broad understanding of the idea of virtual mobility both in articulation with internationalization in the context of online distance education and exploring its potential and place in the present and future of tertiary education. To this end, it presents the pilot project that promoted virtual mobility in the Ibero-American context – the PIMA-AIESAD project – that brought together four universities in the years 2012/13 and 13/14, through a process of negotiation between the coordination’s of the 1st cycles degrees in the university’s that composed the project network, among which the Open University Education Baccalaureate (UAb). It then sets out the necessary processes for the realization of the internationalization and virtual pursuit of studies abroad, which allowed students to experience virtual mobility during a semester. Lastly, based on reports of the experiences of the students and project managers who participated in the initiative, and from the analysis prepared by the project coordinator, we will present and discuss the benefits of this experiment, reflect on the limitations and difficulties encountered, to help support the development of other virtual mobility projects.porMobilidade virtualEnsino superiorEducação a distância onlineInternacionalizaçãoGestãoVirtual mobilityHigher educationOnline distance educationInternationalizationManagementMobilidade virtual em rede no contexto da Licenciatura em Educação da UAbbook part