Sobral, Maria NeideRamos, Natália2020-09-092020-09-092015Sobral, M. N., Ramos, N. (2015). Pedagogia Online: abordagem intercultural sobre os discursos de integração das tecnologias da informação e comunicação à educação em Portugal (2005-2010). In I. O. Araújo (Org.) Conceitos e percursos da Educação sob diferentes olhares. Maceió: EDUFAL, p. 147-188.978-85-7177-896-2http://hdl.handle.net/10400.2/9981Análise e discussão das características e mudanças comunicacionais e educacionais nos processos formativos no ensino superior a distância e presencial em Portugal, através da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação/TIC e da pedagogia online e dos discursos e narrativas dos docentes, numa perspetiva intercultural, de globalização e de internacionalização do ensino superior.porPedagogia onlineAbordagem interculturalE-learningTecnologias de informação e comunicaçãoTIC e ensino superiorEducação a distânciaTIC e educação em PortugalInternacionalização do ensino superiorGlobalizaçãoEducação interculturalOnline pedagogyIntercultural approachInformation and communication technologiesICT and higher educationDistance educationICT and education in PortugalInternationalization of higher educationGlobalizationIntercultural educationPedagogia online: abordagem intercultural sobre os discursos de integração das tecnologias da informação e comunicação à educação em Portugal (2005-2010)book part