Oliveira, IsolinaCourela, Conceição2020-06-092020-06-092016Oliveira, I. & Courela, C. (2016). Práticas de liderança em contextos online: Um estudo de caso. RENOTE, 14(1), 1-10.1679-1916http://hdl.handle.net/10400.2/9771A presente investigação tem como foco de estudo a comunidade de aprendizagem constituída pela equipa docente (docente e tutores), de uma unidade curricular integrada num curso de profissionalização em serviço de professores, promovido pela Universidade Aberta de Portugal. Os objectivos do estudo são analisar e refletir acerca dos processos conducentes a uma e-liderança distribuída e compreender os processos de articulação desenvolvidos pela equipa docente, no que respeita à avaliação digital dos formandos. Este estudo consiste num estudo de caso intrínseco, centrado sobretudo nas interações entre docente e tutores e entre tutores nos fóruns da referida unidade curricular. Os dados foram recolhidos através da análise dessas interações e dos vários documentos que foram objeto de debate nos fóruns de discussão. Os resultados evidenciam uma prática de e-liderança distribuída, tornando a tutoria on line num empreendimento conjunto, que se reflete numa docência de proximidade aos formandos e no desenvolvimento pessoal e profissional da própria equipa.pore-liderançaTutoriaComunidade de aprendizagemRede de práticaLiderança distribuídaPráticas de liderança em contextos online: um estudo de casojournal articlehttps://doi.org/10.22456/1679-1916.67328