Magano, OlgaMendes, Maria Manuela2022-12-052022-12-052021Olga Magano e Maria Manuela Mendes, «Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso das pessoas Ciganas», Configurações [Online], 18 | 2016, posto online no dia 29 dezembro 2016, consultado o 29 novembro 2022. URL: http://journals.openedition.org/configuracoes/3546; DOI: https://doi.org/10.4000/configuracoes.35461646-5075 (Print)2182-7419 (Online)http://hdl.handle.net/10400.2/12664Neste artigo analisa-se o impacto de algumas políticas públicas sobre as trajetórias escolares das pessoas ciganas, em situação de vulnerabilidade social e residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Através de uma pesquisa qualitativa foram evidenciados alguns dos fatores chave que permitem compreender a continuidade escolar e sucesso educativo de pessoas ciganas, bem como alguns processos de (re)configuração identitária associados a estes percursos. A continuidade das trajetórias interliga-se com as políticas e programas públicos, mas também com outros fatores explicativos inerentes ao indivíduo, ao tipo de apoio do seu grupo familiar, à presença de figuras de referência,à importância dos pares e fatores institucionais ínsitos ao funcionamento da escola pública.porCiganosEducaçãoPolíticas públicasDesigualdades sociaisConstrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso das pessoas ciganasjournal articlehttps://doi.org/10.4000/configuracoes.3546