Andrade, Maria FilomenaBarros, Ivaldete Tijolin2022-11-022022-11-022022-02-162022-11-02Barros, Ivaldete Tijolin - O ensino e a aprendizagem de ciências na educação do campo [Em linha]: desafios e possibilidades. [S.l.]: [s.n.], 2022. 227 p.http://hdl.handle.net/10400.2/12450A presente pesquisa teve como objetivo analisar se o ensino de ciências na Educação do Campo relaciona o processo de ensino e aprendizagem de ciências à cultura local, aos saberes e fatos do cotidiano dos educandos, de forma que seja atribuído sentido aos conteúdos ministrados nas aulas. A mesma está inserida no tema geral “Competências chave para a inclusão na sociedade multicultural e digital”, da Universidade Aberta de Portugal, e consiste em investigar por meio de um Estudo de Caso como tem se desenvolvido o ensino de ciências na Educação do Campo, no Brasil. A mesma se fundamenta na abordagem qualitativa para a compreensão e visualização do objeto estudado. A população estudada foi composta por professores, pedagogos e alunos de escolas do campo, Ensino Fundamental II (6ª a 9ª Anos) da rede pública estadual, pertecentes ao Núcleo Regional de Educação – NRE de Umuarama, estado do Paraná, Brasil. A modalidade escola do campo atende a comunidades rurais formadas por pequenos agricultores, ribeirinhos, sem-terra, arrendatários, parceiros, assalariados, volantes e assentamentos rurais, entre outros. Para viabilização deste estudo e a obtenção dos dados foram utilizados inquéritos por questionários com os alunos, seus professores e pedagogos em 12 escolas de Educação do Campo do NRE de Umuarama. A metodologia prevista para o inquérito por questionário contou com parte das questões objetivas (80%) e partes subjetivas (20%). Após a coleta das informações, foi realizada a análise qualitativa dos dados para a obtenção dos resultados. Conclui-se que, os estudantes das escolas do campo querem e esperam um ensino de ciências desafiador, inovador e que traga propostas diferenciadas de aprendizagem para promover a pesquisa e a investigação a partir da realidade do campo, da localidade, dos problemas que lhe dizem respeito. Observou-se a dificuldade dos educadores em contextualizar o conhecimento científico ao cotidiano dos educandos das escolas pesquisadas, o que denota a necessidade de formação continuada direcionada a Educação do Campo, que prepare melhor esses educadores, capacitando-os a promover um ensino capaz de analisar de forma crítica a realidade da Escola do Campo para transformá-la.The present research purpose to analyze whether the science teaching in Rural Education relates the process of teaching and learning science to local culture, to the knowledge and facts of the daily students’ life, in a way that meaning is attributed to the contents taught in the classes. This research is inserted in the stated theme “Key competences for inclusion in multicultural and digital society”, from the Universidade Aberta de Portugal, it consists of investigating, through a case study, how science teaching has been developed in Rural Education, in Brazil. It is based on a qualitative approach to understand and visualize the object studied. The population studied was composed of teachers, pedagogues and students from rural schools, middle school (6th to 9th grade) of public schools, pertaining to Núcleo Regional de Educação (Regional Education Center) – NRE of Umuarama, State of Paraná, Brazil. The Escola do Campo (Rural School) modality caters to rural communities formed by small farmers, riverside dwellers, landless people, tenants, partners, employees, mobile workers and rural settlements, among others. In order to make this study viable and to obtain the data, questionnaire surveys were used with students, their teachers and pedagogues in 12 schools of Educação do Campo (Rural Education) of NRE of Umuarama. The methodology provided for the questionnaire survey included part of the objective questions (80%) and parts subjectives (20%). After collecting the information, qualitative data analysis was performed to obtain the results. It is concluded that, students from the Escola do Campo want and expect a Science Education that is challenging, innovative and that brings differentiated learning proposals to promote research and investigation based on the rural reality, the locality, and the problems that concern them. While it was observed the difficulty of educators in contextualizing scientific knowledge to the daily lives of students in the schools surveyed, which denotes the need for continuing education directed to Educação do Campo, which better prepares these educators, enabling them to promote teaching capable of to critically analyze the reality of Escola do Campo to transform it.porEnsino das ciênciasComunidades campesinasEducação do campoAprendizagemScience educationPeasant communityRural educationLearningO ensino e a aprendizagem de ciências na educação do campo: desafios e possibilidadesdoctoral thesis101662610