Belli, Jurema Iara ReisHenriques, SusanaBarros, Daniela Melaré Vieira2014-07-242014-07-242012-08Belli, Jurema Iara Reis; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira - Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional. "Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação" [Em linha]. ISSN 1982-5587. Vol. 7, Nº 4 (2012), p. 1-181982-5587http://hdl.handle.net/10400.2/3342Este trabalho tem por princípio analisar documentos brasileiros e portugueses que tratam das competências profissionais na formação de professores, mais especificamente para o Ensino Técnico Profissionalizante (ETP), finalizando com uma proposta para desenvolver uma matriz de competências internacional. Assim a investigação será norteada pela seguinte questão: de que forma as políticas do Brasil e Portugal definem a formação docente para o ensino técnico profissionalizante, destacando as competências e habilidades necessárias? O objetivo deste estudo é analisar, descrever e propor novas práticas pedagógicas para formação docente do ensino técnico profissionalizante. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, com recolha de dados sobre documentos oficiais Europeus e da América Latina e dos governos dos países envolvidos Brasil e Portugal. Para analise e interpretação será utilizado o modelo de análise de conteúdos.porCompetênciaHabilidadesFormação docenteEnsino profissionalizanteCompetências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissionaljournal article