Inês, HelenaSeabra, FilipaPacheco, José A.2020-10-162020-10-162020Inês, H., Seabra, F., & Pacheco, J. A. (2020). Perceções de Coordenadores de Cursos de Formação Inicial sobre Formação de Docentes de 2.º CEB. In. M. P. Bermúdez (Org.), 8th International Congress of Educational Sciences and Development: Book of Abstracts (pp. 181-182). Granada: Asociación Española de Psicología Conductual. ISBN: 978-84-09-19786-6978-84-09-19786-6http://hdl.handle.net/10400.2/10073As diversidades caracterizam a escola pública do século XXI e a sua gestão eficaz apela a um ensino diferenciado, potenciador de equidade e sucesso de cada aluno, e ancorado numa formação docente apropriada. A comunicação foca-se no modo como a formação de professores de 2º Ciclo do Ensino Básico, atinente ao trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades, é perspetivada por coordenadores de cursos de formação inicial. Norteados por esta inquietação, definimos vários objetivos, um dos quais será aqui tratado: Indagar as perceções dos coordenadores de formação inicial acerca da formação de professores do 2.º CEB. Com o intuito de responder aos objetivos definidos, optámos por uma metodologia de caráter interpretativo, com recurso a métodos mistos. No contexto desta comunicação, apresentamos exclusivamente dados recolhidos por entrevista semiestruturada a coordenadores de cursos de formação docente inicial, e sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados indiciam uma preocupação generalizada com a formação inicial proposta. Um cuidado ascendente com a gestão de diversidades, particularmente de alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades, também foi percetível a partir das conceções e posições dos entrevistados, que se mostraram favoráveis à revisão da formação inicial e à mudança. Com efeito, a maioria dos planos de estudos incorpora já unidades ou conteúdos curriculares, no âmbito de uma gestão curricular e pedagógica diferenciada e personalizada. Por outro lado, uma vez inseridos, os conteúdos curriculares são mantidos em planos de estudos posteriores, pelo que concluímos que a formação docente tende a estar atenta às diversidades.porCurrículoFormação docenteInclusãoPerceções de coordenadores de Cursos de Formação Inicial sobre Formação de Docentes de 2.º CEBconference object