Sales, MaryMoreira, J. António2023-02-092023-02-092019SALES, Mary Valda, & Moreira, J. António (2019). Cartografia conceitual de competência e competência digital: uma compreensão ampliada. Revista UFG, 19, 1-31.2179-2925http://hdl.handle.net/10400.2/13350A proposta da pesquisa em tela apresenta uma reflexão conceitual ampliada acerca do que se compreende teoricamente por competência e por competência digital no contexto da educação contemporânea. Procurando compreender as relações atuais existentes entre os campos investigativos da prática pedagógica dos professores e das tecnologias, mais especificamente a relação entre as práticas experienciadas e vivenciadas nas salas de aula e o “domínio” das tecnologias para formação desenvolvemos a presente pesquisa, procurando, por um lado, ampliar a noção de competência digital docente, e por outro, apresentar alguns referenciais existentes em língua portuguesa para os professores se autoavaliarem e identificarem as suas competências digitais, em áreas como o desenvolvimento profissional, cidadania digital e pedagógica. Para tal, realizámos uma pesquisa bibliográfica que possibilitou uma análise aprofundada das compreensões conceituais em torno de uma teorização de competência e de competência digital docente que pretende contribuir para uma visão mais abrangente e consentânea com a realidade educativa do século XXI.The research proposal presents a conceptual reflection on what is theoretically understood by competence and digital competence in the context of contemporary education. Seeking to understand the relationship between pedagogical practices and technologies, most specifically when it is concerned with the practices developed in classroom and the domain of technology related to education, we developed this research, seeking, on the one hand, to expand the notion of digital teacher competence, and on the other hand, to present some existing references in portuguese language for teachers to self-assess and identify their digital skills, in areas such as professional development, citizenship digital and pedagogical. To this end, we conducted a bibliographic research that made it possible to analyze the conceptual understandings of competence and digital teaching competence that intends to contribute to a more comprehensive and in line with the educational reality of the 21st century. hporCompetências digitaisEducaçãoTecnologias digitaisCompetênciasCompetenceDigital skillsEducationDigital technologiesCartografia conceitual de competência e competência digital: uma compreensão ampliadaConceptual cartography of competence and digitalskill: an expanded understandingjournal article10.5216/revufg.v19.65122