Martins, AmílcarSoares, Fernanda Inês M. P. da Rocha2009-10-212009-10-212008Soares, Fernanda Inês M. P. da Rocha - O clube de pais leitores do Agrupamento Vertical de Maria Lamas [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2008. 227 p.http://hdl.handle.net/10400.2/1394Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade AbertaO trabalho de investigação apresentado assenta na criação e organização de um Clube de Pais Leitores na Escola do Ensino Básico do Primeiro Ciclo – EB1 dos Castelos – Agrupamento Vertical de Maria Lamas, que tem como objectivo principal a promoção de hábitos de leitura nos alunos e o envolvimento na dinâmica das relações entre escola e família. Com esta intenção promoveu-se a cooperação entre escola-família-biblioteca escolar. Colocou-se o enfoque num trabalho comum e comunicacional que favorecesse a relação e a cooperação entre a tríade mencionada e promovesse a leitura como prazer. As principais linhas de força que nortearam este projecto vinculam-se às quatro principais acções destacadas no quadro teórico-conceptual desta pesquisa: a leitura como uma prioridade na educação; os conceitos de leitura e literacia; a leitura como condição para o exercício da cidadania; e a interacção entre escola-família-biblioteca escolar. O trabalho empírico desenvolveu-se em torno da figura do contador de histórias apoiado numa metodologia de análise qualitativa, de cariz etnográfico, associada a uma observação participante. Esta metodologia de acção-investigação, permitiu-nos mergulhar, envolver, viajar, reencontrar e reescrever esta narrativa vivida ao longo do ano lectivo de 2007/08 com um grupo de seis pais, em contexto escolar, na biblioteca da escola. Esta narrativa foi construída, analisada e interpretada, a partir de diários de bordo dos participantes no projecto, de grelhas de observação, imagens videográficas, fotográficas e fonográficas, de mapas mentais e de encontros, que descrevem e explicam a dimensão de que se revestiu esta nossa procura de sentido. Os resultados obtidos são indicadores do elevado grau de relevância e de participação atingidas, bem como do impacto transformador desta acção-investigação enquanto via promotora e facilitadora da comunicação e, portanto, da educação para a sensibilidade e, consequentemente, para a cidadania de todos os intervenientes. A Mandala “A Magia da Palavra”, que acompanha cada uma das dez actividades descritas, constituiu-se como ideia geradora e dela nasceu uma outra Mandala, a Mandala espiralante do Clube dos Pais Leitores, traduzindo valores e sentimentos comuns que emergem da interpretação do projecto.porBibliotecas escolaresLeituraProgramas educativosEnsino básico1º cicloPaisRelações pais-escolaPromoção da leituraParents book clubSchool-Family-SchoolLibraryStorytellersReadingO clube de pais leitores do Agrupamento Vertical de Maria Lamasmaster thesis