Cabral, Pedro BarbosaMendes, António Quintas2020-08-072020-08-072012Cabral, P. B., Quintas-Mendes, A. (2012). O Teorema da Equivalência da Interação e o Desenho de Cenários para a Educação Online: Resultados Preliminares, In: J. F. Matos et al. (Orgs). Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação- Em Direção à Educação 2.0, pp. 3497-3517, Lisboa: Ed: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.978-989-96999-8-4http://hdl.handle.net/10400.2/9949Trabalho desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta integrado nas linhas de investigação da unidade de investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D)Sendo a Educação Online, o Blended Learning, o Ensino a Distância e genericamente a Aprendizagem em Ambientes Virtuais, modalidades em franca expansão torna-se necessário identificar princípios pedagógicos e critérios de sustentabilidade, de eficácia e de eficiência orientadores do desenho de cursos online. Nesse contexto, T. Anderson, a partir da clarificação dos tipos básicos de interação online (Professor-Estudante; Estudante-Estudante e Estudante-Conteúdos) desenvolveu o chamado Teorema de Equivalência da Interação. segundo o qual níveis importantes de aprendizagem significativa e profunda podem ser desenvolvidos desde que uma das três formas de interação seja de nível elevado. Neste estudo procuramos avaliar essa hipótese fazendo variar o desenho de cursos online a partir de cada um daqueles tipos de interacção bem como analisar o rácio custo-tempo/tipo de interacção. Os resultados preliminares vão ao encontro de alguns dos dados já encontrados anteriormente e outros resultados vão um pouco mais longe, em aspetos ainda não validados anteriormente, dando maior sustentabilidade ao TEI.porEducação onlineEducação a distânciaTeorema da Equivalência da InteraçãoDesenho de cursos onlineO Teorema da Equivalência da Interação e o desenho de cenários para a educação online: resultados preliminaresconference object