Bidarra, JoséSoares, Luís Miguel da Silva Inês2025-05-162025-05-162025-04-232025-05-16http://hdl.handle.net/10400.2/19882Tese de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, apresentada à Universidade AbertaA pandemia de COVID-19 exigiu mudanças significativas na educação, forçando a transição para o ensino não presencial (EnP) e destacando o papel central das tecnologias digitais. Este estudo analisa o impacto desse processo num Agrupamento de Escolas, considerando a adaptação das atividades pedagógicas, o papel das lideranças e as perceções dos docentes sobre práticas letivas e tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial Generativa (IAGen). A investigação combina a análise de mais de 3.200 atividades desenvolvidas durante o confinamento e um questionário realizado a professores. A análise compreende a sua categorização e a relação com as práticas e a sua adaptabilidade e eficácia em ambientes digitais. Adicionalmente, o estudo explora o conceito de "escola ágil", propondo a integração de tecnologias emergentes para promover práticas pedagógicas inovadoras e processos administrativos mais eficazes, propondo medidas e uma reflexão sobre a educação para além da IAGen, como a IAG (Inteligência Artificial Geral) e o processamento quântico.The COVID-19 pandemic required significant changes in education, forcing the transition to non-presential teaching (EnP) and highlighting the central role of digital technologies. This study analyzes the impact of this process in a Group of Schools, considering the adaptation of pedagogical activities, the role of leadership, and teachers' perceptions of teaching practices and digital technologies, such as Generative Artificial Intelligence (IAGen). The research combined the analysis of more than 3,200 activities developed during confinement and a questionnaire conducted with teachers. The analysis includes the categorization of activities and their relationship with practices, as well as their adaptability and effectiveness in digital environments. Additionally, the study explores the concept of the "agile school," proposing the integration of emerging technologies to foster innovative pedagogical practices and more efficient administrative processes. It further reflects on education beyond IAGen, considering General Artificial Intelligence (GAI) and quantum processing.porLiderança educacionalInteligência artificialEscola ágilPandemiaCOVID-19Ensino a distânciaEducational leadershipArtificial intelligenceAgile schoolPandemicNon-presential teachingO digital como contributo para uma escola ágil da pandemia à inteligência artificial generativamaster thesis203955544