Afonso, Ana Paula2020-08-052020-08-052001Afonso, A. P. (2001). Comunidades e Aprendizagem: um modelo para gestão da aprendizagem, Atas da IIª Conferência Internacional - TIC na Educação Challenges 2001, pp. 427-432. Centro de Competência Nónio Séc. XXI Universidade do Minho.http://hdl.handle.net/10400.2/9916Apesar do progresso no domínio do conhecimento referente à aprendizagem enquanto processo social, a maioria dos modelos de gestão da aprendizagem parece ignorar o papel crucial da interacção e da construção social do conhecimento na promoção de aprendizagens efectivas e significativas. Este tipo de aprendizagem requer a criação de ambientes sociais contextualmente ricos, cujas virtudes podem ser plenamente observadas nas comunidades de aprendizagem. O elemento central desta concepção é facilitar a interacção entre os indivíduos que partilhem objectivos comuns, de molde a construir um sentimento de responsabilidade partilhada e promover o esforço colectivo na criação de recursos e no apoio à aprendizagem. Este artigo aborda a dimensão social e cultural da gestão da aprendizagem e ilustra as componentes fundamentais do modelo de comunidades de aprendizagem.porComunidades de aprendizagemModelos de gestão de aprendizagemInteraçãoContextosComunidades e aprendizagem: um modelo para gestão da aprendizagemconference object