Moreira, J. AntónioTrindade, Sara Dias2023-02-092023-02-092018MOREIRA, J. António, & DIAS-TRINDADE, Sara (2018). Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp. REVELLI- Revista de Educação. Linguagem e Literatura, vol. 10, n.º 3, 1-181984- 6576http://hdl.handle.net/10400.2/13346As ferramentas da web, a aprendizagem online e as potencialidades dos dispositivos móveis trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de reconfigurar ambientes (virtuais) de aprendizagem que respondam às necessidades das “mentes móveis” dos estudantes desta sociedade digital e em rede. Assim, com o objetivo de analisar o impacto de um ambiente digital criado na plataforma de instant messaging -WhatsApp- no autoconceito académico de estudantes em cursos de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções, desenvolvemos o presente trabalho. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, assente em princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, nomeadamente a nível da Motivação, da Confiança nas suas Capacidades e da Relação com os Colegas.Web tools, online learning and mobile devices' potential have brought new and exciting challenges for education systems and their professionals. One of the main challenges is the need to reconfigure (virtual) learning environments that answer the needs of students' "mobile minds" in this digital and networked society. Thus, with the objective of analysing the impact of a digital environment created in an instant messaging app - WhatsApp - in academic students' self-concept in postgraduate courses, based on the qualitative analysis of their perceptions, we developed the present work. The results show that using WhatsApp, based on principles of constructivism, autonomy, flexibility, inclusion and interaction, can have very positive effects on the academic self-concept of higher education students, namely Motivation, Confidence in their Capacities and Relation with Colleagues.porDispositivos digitaisWhatsAppAutoconceito académicoDigital devicesAcademic self-conceptReconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsAppReconfiguring virtual learning environments with whatsAppjournal article