Mouraz, AnaAlemão, Rosália Silva2025-01-242025-01-242024-12-162025-01-24http://hdl.handle.net/10400.2/19405Este estudo investiga os efeitos das mudanças contextuais, profissionais e pessoais no desenvolvimento profissional e na (re)construção da identidade de professores portugueses do Ensino Básico e Secundário, em exercício na Região Autónoma dos Açores, com carreiras temporalmente representativas. Utilizando uma abordagem qualitativa e fenomenológica, baseada em narrativas biográfico-profissionais, realizaram-se entrevistas aprofundadas a três professores com 25 a 30 anos de experiência. A análise dos dados, conduzida com o software MAXQDA24, revelou que as políticas educativas, os contextos escolares e os eventos pessoais desempenham um papel crucial na evolução da identidade profissional dos docentes. Os resultados destacam a resiliência como um fator central na adaptação às mudanças e na manutenção do compromisso com a profissão. Além disso, observou-se que a identidade profissional dos professores evolui de uma abordagem centrada no conteúdo para uma perspetiva focada no bem-estar e no desenvolvimento dos alunos. Ainda em evidência, neste estudo, o contributo de programas de formação contínua que vão além do aperfeiçoamento de competências profissionais e técnicas, englobando o desenvolvimento de competências emocionais e sociais que suportam a resiliência e fortalecem a identidade profissional. Embora os resultados sejam significativos, a natureza qualitativa do estudo e a condicionante geográfica (Açores) limita a generalização para outros contextos. Pesquisas futuras poderiam explorar esses temas em grupos maiores e mais diversificados, bem como em estudos longitudinais.This study investigates the effects of contextual, professional and personal changes on the professional development and (re)construction of identity among Portuguese teachers in Basic and Secondary Education, working in the Autonomous Region of the Azores, with careers spanning significant timeframes. Using a qualitative and phenomenological approach, based on biographicalprofessional narratives, in-depth interviews were conducted with three teachers with 25 to 30 years of experience. Data analysis, carried out with MAXQDA24 software, revealed that educational policies, school contexts, and personal events play a critical role in shaping teachers' professional identity. The findings highlight resilience as central to adapting to changes and maintaining commitment to the profession. Additionally, teachers' professional identity was found to evolve from content-focused approaches to a perspective centered on student well-being and development. Furthermore, the study underscores the contribution of continuous professional development programs that transcend technical skills improvement, encompassing emotional and social competencies that support resilience and strengthen professional identity. Although the results are significant, the qualitative nature of the study and the geographical constraint (Azores) limit generalization to other contexts. Future research could explore these themes with larger, more diverse groups and through longitudinal studies.porDesenvolvimento profissional docenteIdentidade profissionalResiliência profissionalMudança e profissionalidadeFatores de mudança associados à docênciaTeacher professional developmentProfessional identityProfessional resilienceChange and professionalismFactors of change in teachingContextos de mudança: efeitos na identidade profissional de professoresmaster thesis203886860