Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/7739
Título: As TIC na Escola Pública Portuguesa e a sua relação com as lideranças
Autor: Santos, José Rui Lopes dos
Orientador: Gaspar, Ivone
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação
Liderança
Ensino público
Escola
Diretores
Professores
Coordenação
Portugal
Leadership
Director
Heads of departments
Teachers
ICT
Data de Defesa: 4-Out-2018
Citação: Santos, José Rui Lopes dos - As TIC na Escola Pública Portuguesa e a sua relação com as lideranças [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2018. 356 p.
Resumo: Hoje vive-se numa sociedade globalizada, sedenta de conhecimento, em que o imediatismo da informação é, cada vez mais, uma necessidade tornada realidade até nos locais mais recônditos do planeta. Ao homem são exigidas novas competências, novas literacias que lhe permitam manter-se profissionalmente ativo, socialmente incluído e independente ao longo da vida. É à escola que, em primeira instância, compete fornecer as ferramentas que permitam, a quem a procura, desbravar caminho para a aquisição dessas competências e literacias. E a escola tem disso consciência. Neste primeiro quartel do século XXI, já não se questiona apenas a entrada das tecnologias da informação e comunicação na escola, mas, sobretudo, como deve a escola fazer a sua apropriação. E, é neste domínio que as lideranças da escola assumem um papel especialmente preponderante porquanto é na e da forma como lidam com as tecnologias, a importância que lhes atribuem e o impulso e orientação que dão à sua utilização, que depende o modo como a escola delas se apropria e as usa com vista não só a delas tirar o melhor partido, como, também, para chamar, e cativar, uma clientela com interesses cada vez mais díspares dos dela e que nela permanece apenas por imposição legal. É das relações entre as tecnologias da informação e comunicação e a escola pública através da análise do uso que delas fazem e do partido que delas tiram diretores e coordenadores de departamento que se fala nesta tese.
Nowadays, we live in a global society, eager for knowledge, where the immediate access to information is more and more a need that came true even in the most remote places on Earth. In order to remain professionally active, socially included and independent throughout life Man needs new skills. It is the role of the school at the very early beginning to provide the tools required to explore the way towards the acquisition of those skills and literacies. School is aware of that role. In this first quarter of the 21st century, we no longer question the information and communication technology at school. The question becomes mainly how the school should acquire them. It is in this domain that leadership in a school acquires a specially important role since the way it deals with technologies, the importance it attaches to them, the impulse and orientation given to their use, will affect the way school acquires and uses them not only to make the best of ICT but also to draw, and captivate, people which interests are further away from its own and that only remain due to law imposition. This thesis deals with the relationship between information and communication technology and the public school by analyzing the use people make of ICT and the advantages that headmasters and heads of the departments take out of them.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7739
Designação: Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Educacional apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Liderança Educacional / Educational Leadership

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