Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/7738
Título: A perceção dos professores do 1º ciclo face à satisfação docente
Autor: Marques, Anabela Teixeira
Orientador: Seabra, Filipa
Ramos, Maria do Rosário
Palavras-chave: Identidade profissional
Ciclo de vida profissional
Docência
Professores
1º ciclo
Motivação
Liderança
Satisfação
Insatisfação
Vila Nova de Gaia
Teacher identity
Teacher satisfaction
Teacher dissatisfaction
Motivation teaching motivation
Professional life cycle
First grade teachers
Leadership
Data de Defesa: 15-Out-2018
Citação: Marques, Anabela Teixeira - A perceção dos professores do 1º ciclo face à satisfação docente [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2018. 269 p.
Resumo: As políticas legislativas em matéria de educação estão em constante mutação e, consequentemente, o Sistema Educativo Português tem sofrido alterações profundas. Desta forma, discute-se a existência de uma identidade profissional em crise, que é moldada por estas mudanças. Vários estudos (Alves, Azevedo & Gonçalves, 2014, Esteve, 1992; Jesus, 2002; Lopes, 2001; Marques, 2007; Pedro, 2011; Seco, 2000), realizados em Portugal dão ênfase ao mal-estar que a profissão docente enfrenta e às repercussões que advêm desse estado. Como tal, consideramos relevante estudar a forma pela qual os professores do 1.º ciclo percecionam a satisfação docente na sua profissão atendendo, dentro desta temática aos vários aspetos inerentes à profissão nomeadamente ao papel das lideranças e à forma como estas podem influenciar a satisfação profissional dos professores. O presente trabalho de investigação tem como finalidade a realização de uma abordagem específica à perceção dos professores do 1.º Ciclo quanto à satisfação na profissão. Tendo em conta o debate atual em torno da temática acerca da satisfação e/ou insatisfação no seio da carreira docente dos professores do 1.º ciclo entendemos aprofundar conhecimentos acerca do tema, relacionando os mesmos com o atual contexto político e direcionando o nosso estudo para o contexto geográfico do concelho de Vila Nova de Gaia. A base metodológica adotada é quantitativa e teve como instrumento de investigação o questionário Teacher Job Questionaire, que se suporta no trabalho referente ao ciclo de vida elaborado por Huberman (1989) e favorece a observação dos fatores que originam a satisfação e/ou insatisfação docente (Esteve, 1992; Jesus, 2002; Lopes, 2001; Marques, 2007; Pedro, 2011; Seco, 2000; Teodoro, 2006), em cada fase do ciclo de vida profissional. Através da aplicação deste instrumento foi possível chegar a resultados que demonstram que é admissível uma dualidade de fatores intrínsecos/extrínsecos na avaliação da satisfação profissional dos docentes. Ficou também evidenciado que os professores apresentam satisfação negativa mesmo com os níveis de necessidades mais baixas e primárias (salário; segurança profissional), provando-se assim um retrocesso, segundo a hierarquia de Maslow, que afeta e prejudica as necessidades subsequentes e mais elevadas.
The legislative policies concerning education are continually changing and, consenquently, the Portuguese Education System has undergone profound changes. Those updates have been reported as a factor for the arising of a crisis in the professional career of teachers and a factor of the career identity. Those changes are reported in several studies conducted in Portugal in the last few years (Alves, Azevedo & Gonçalves, 2014, Jesus, 2002; Lopes, 2001; Marques, 2007; Seco 2000; Teodoro, 2006). Therefore, we will study the way that first grade teachers view the (dis) satisfaction and how the changes are concerning the teachers’ identity. Within this theme we are also going to consider the various aspects of the profession having particular attention to the role of leader ship and how leaders influence teachers job satisfaction. The present research work aims to carry out a specific approach to the perception of 1st cycle teachers' in meeting their profession. Having regard to the current debate on the issue about the satisfaction and/or dissatisfaction within the teaching career of 1st cycle teachers we found important to deepen the knowledge on the subject, relating them with the current political context and directing our study to the geographical context of Vila Nova de Gaia municipality The research course we adopted was based on a quantitative approach and took as investigation instrument a Teacher Job Questionnaire survey. The adopted research tool is supported on the work of Huberman (1989) concerning the life cycle since this theory favors the observation of the factors that lead to teacher’s satisfaction and/or dissatisfaction (Esteve, 1992; Jesus, 2002; Lopes, 2001; Marques, 2007; Pedro, 2011; Seco, 2000; Teodoro, 2006), at each stage of professional life cycle. Through the application of this instrument it was possible to achieve results that demonstrate that exists a permissible duality between intrinsic / extrinsic factors in the evaluation of teachers job satisfaction. It was also showed that teachers have negative satisfaction even with lower levels of need and primary needs (salary, job security), thus proving a throwback, according to Maslow's hierarchy, which affects and subsequent impairs and the higher needs.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7738
Designação: Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Educacional apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Liderança Educacional / Educational Leadership

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