Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/7451
Título: Conceções de estudantes acerca da Wikipédia: um estudo exploratório no ensino superior online
Autor: Pestana, Filomena
Cardoso, Teresa
Palavras-chave: Wikipédia
Ensino superior online
Estudantes
Conceções
REA
Wikipedia
Online higher education
Students
Perceptions
OER
Data: Mai-2015
Editora: Universidade do Minho. Centro de Competência TIC do Instituto de Educação Instituto de Educação
Resumo: Tomando como ponto de partida uma extensa e cuidada revisão da literatura, e um estudo exploratório, realizado no contexto do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, acreditamos que a utilização da Wikipédia no campo educativo e académico deva ser fomentada. No entanto, para o fazer coerente e consistentemente, importa conhecer a priori as conceções que estudantes e professores têm sobre esta enciclopédia online; neste texto, apresentamo-las e discutimo-las na perspetiva dos estudantes, nomeadamente de estudantes do ensino superior online português. Para o efeito, damos conta de um inquérito por questionário que desenvolvemos e implementámos junto do referido público-alvo, questionário que foi previamente validado e disponibilizado online como instrumento de recolha de dados. Estes foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que os estudantes inquiridos consideram que a Wikipédia permite o acesso à informação, mas de modo superficial. Ou seja, consideram que a informação na Wikipédia necessita de ser sempre suportada por outras fontes, o que indicia que não será credível. Por outro lado, consideram que a construção colaborativa de um artigo na Wikipédia permite integrar diversas perspetivas, o que indicia uma possível abertura para a implementação de atividades letivas deste âmbito.
Bearing in mind an extensive and thorough literature review, and an exploratory study, developed at the Universidade Aberta | Open University (Portugal), within a Master Thesis in Education in eLearning, we believe the use of Wikipedia in educational and academic contexts should be encouraged. However, in order to do so, coherent and consistently, it is important to previously analyze what do students and teachers think of this online encyclopedia. In this text, we present and discuss them, from the perspective of students, namely of online portuguese higher education. Thus, we present the survey by questionnaire we developed and applied to those students; this survey was previously validated and made available online. The data was statistically analyzed, allowing us to conclude that the inquired students consider that the Wikipedia enables the access to information, yet superficially. Hence, they consider the information on the Wikipedia to need to be always supported by other references, meaning that it might not be credible. They also consider that collaboratively writing an article in the Wikipedia provides for different approaches, meaning a possible openness to implement such pedagogical activities.
Descrição: Integrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7451
ISBN: 978-989-97374-3-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pestana_e_Cardoso_Repositorio_aberto_UAb_2015.pdf592,99 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.