Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/7442
Título: A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: o 1.º Programa Wikipédia na Universidade em Portugal
Autor: Pestana, Filomena
Cardoso, Teresa
Palavras-chave: Pedagogia no ensino superior
Wikipédia
Programa Wikipédia na Universidade
Recursos educacionais abertos
Estratégia pedagógica
Pedagogy in higher education
Wikipedia
Wikipedia in university program
Open educacional resources
Pedagogical strategy
Data: 2-Jul-2018
Editora: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)/MCTES
Citação: Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa - A Wikipédia como recurso educacional aberto: o 1.º Programa Wikipédia na Universidade em Portugal. In Ciência 2018. Encontro com a Ciência Tecnologia em Portugal, Lisboa, 2018. "Encontro Ciência 2018" [Em linha]. Lisboa: FCT/MCTES, 2018. 1 poster
Resumo: A Wikipédia apresenta-se na atualidade como um elemento incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, sendo um projeto universal que tem angariado fervorosos seguidores ou opositores, numa relação amor/ódio. Mais do que banir ou aceitar sem restrições a inclusão da Wikipédia em contexto educativo e académico, importa compreender este fenómeno digital, que entendemos como Recurso Educacional Aberto (REA). No nosso enquadramento teórico, convocamos o conceito de Educação Aberta explorando-o quer nos seus conceitos fundadores, quer nas práticas e desafios que apresenta, dos quais fazem parte os REA e a Wikipédia. A investigação traduz a primeira parceria entre uma Universidade Portuguesa e o capítulo português da Wikimedia Foundation no âmbito do Programa Wikipédia na Universidade (PWU); concretamente, teve lugar numa Unidade Curricular do Doutoramento em Educação da Universidade Aberta. Esta parceira tem o intuito de dar maior qualidade aos conteúdos disponibilizados na Wikipédia, envolvendo a comunidade académica na sua construção e potenciando benefícios nos processos de ensino e aprendizagem, incluindo a sua integração curricular. Metodologicamente, assenta no estudo de caso e em diversas estratégias para a recolha de dados (inquérito por questionário, inquérito por entrevista e observação). À semelhança de iniciativas congéneres, noutros países, trouxe vantagens para todos os intervenientes envolvidos no processo. Mais especificamente, os resultados obtidos salientam o reconhecimento por parte da docente coordenadora das vantagens de participar no PWU. Por parte dos estudantes, foi possível constatar que partindo de perceções e utilizações que traduzem envolvimentos diferentes, quer no projeto Wikipédia, quer no PWU, todos revelaram uma evolução bastante positiva. Constatamos, portanto, que a integração curricular da Wikipédia através do PWU teve impacte real na unidade curricular em que foi implementada, em particular nas conceções e práticas dos estudantes que a frequentaram. Assim, desejamos que possa ser mantida e alargada a outras unidades curriculares, na mesma ou noutras instituições de ensino superior, nomeadamente em Portugal.
Descrição: Integrado em investigação do doutoramento em educação, especialidade de educação a distância e elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning; apresentado no Encontro Ciência 2018, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no Centro de Congressos de Lisboa, entre os dias 2-4 de julho de 2018.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7442
Versão do Editor: http://www.encontrociencia.pt/home/
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ciencia2018_poster-digital_UID4372-LEaD_FPestana-TCardoso.pdf665,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.