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Título: Estudo de uma comunidade virtual de prática : contributo para a formação de professores do ensino fundamental I
Autor: Ciolfi, Eliane Gonçalves
Orientador: Cardoso, Teresa
Palavras-chave: Educação colaborativa
Comunidades virtuais
Comunidades de prática
Conhecimento
Formação de professores
Sistemas de ensino
Estudo de casos
Collaborative learning
Virtual community of practice
Knowledge building
Teacher training
Technology
Data de Defesa: 20-Abr-2018
Citação: Ciolfi, Eliane Gonçalves - Estudo de uma comunidade virtual de prática [Em linha] : contributo para a formação de professores do ensino fundamental I. [S.l.]: [s.n.], 2018. 161 p.
Resumo: Numa sociedade em constantes transformações, principalmente tecnológicas, o aperfeiçoamento constante da prática docente passa a ser fator importante para uma educação de qualidade. O presente estudo aborda a temática do uso das comunidades virtuais de prática na formação dos professores do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma reflexão sobre a aprendizagem colaborativa como eixo principal desse processo de formação, onde as comunidades virtuais de prática podem proporcionar um ambiente favorável ao compartilhamento de informações e à construção de novos conhecimentos, além de novas ideias para a resolução de problemas do cotidiano escolar. Quanto à metodologia, optamos pela abordagem qualitativa e quantitativa com estudo de casos múltiplos, utilizando a observação e questionário como instrumentos para recolha de dados. A análise dos dados obtidos evidenciou que os professores de Ensino Fundamental I participantes detêm pouco conhecimento sobre comunidades virtuais de prática, e que a vontade e interesse dos mesmos em compartilhar é característica essencial para que uma comunidade virtual de prática atinja os seus objetivos. Constatou-se que a aprendizagem colaborativa é um dos aspectos mais importantes na formação docente e que as instituições educacionais nas quais os professores pesquisados atuam ainda não adotam essa prática. A pesquisa nos revelou aspectos positivos e limitações das comunidades virtuais de prática, onde a participação ativa dos membros e a atividade do moderador demonstrou ser fundamental para que se configure uma comunidade virtual de prática efetiva e não a simples existência de redes. Concluiu-se, portanto, que as comunidades virtuais de prática podem ser um contributo para a formação dos professores do Ensino Fundamental I.
In a society in constant transformation, mainly technological, the constant improvement of the teaching practice becomes an important factor for a quality education. The present study approaches the theme of the use of virtual communities of practice in the training of primary school teachers. It is a reflection about collaborative learning as the main axis of this training process, where virtual communities of practice can provide an environment favorable to the sharing of information and the construction of new knowledge, as well as new ideas to solve daily school problems. Regarding the methodology, we opted for a qualitative and quantitative approach with multiple case studies, using observation and questionnaire as instruments for data collection. The analysis of the data obtained showed that the participating teachers of Elementary School I have little knowledge about virtual communities of practice, and that their willingness and interest in sharing is an essential characteristic for a virtual community of practice to achieve its goals. It was found that collaborative learning is one of the most important aspects of teacher education and that the educational institutions in which the teachers studied are not yet adopting this practice. The research revealed positive aspects and limitations of virtual communities of practice, where the active participation of the members and the activity of the moderator proved to be fundamental for a true virtual community of practice, and not a mere existence of networks. It was concluded, therefore, that the virtual communities of practice can be a contribution for the training of the teachers of Elementary School I.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7440
Designação: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Mestrado em Pedagogia do E-Learning / Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL

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