Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/7389
Título: Contextos e condicionantes para o uso e reutilização de recursos educacionais abertos
Autor: Fernandes, Isabelle Anjos Martins
Orientador: Mendes, António Quintas
Palavras-chave: Universidade Aberta
Recursos educacionais abertos
Ensino superior
Ensino a distância
Reutilizar
5Rs
Design-based research
Open educational resources
Reuse
Data de Defesa: 22-Mai-2018
Citação: Fernandes, Isabelle Anjos Martins - Contextos e condicionantes para o uso e reutilização de recursos educacionais abertos [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2018. 2 vols.
Resumo: Na globalidade do mundo em que vivemos, fala-se de sociedade da informação, de redes sociais e de partilha generalizada. Nas universidades, as solicitações para uso e reutilização de Recursos Educacionais pertencem a um mundo onde se fala cada vez mais de abertura. A abertura deve ser entendida como mais hipóteses para todos acederem a mais oportunidades de aprender e partilhar. Para aproveitar esta potencialidade, precisamos de apreender o contexto e as condicionantes em que se inscrevem os Recursos Educacionais Abertos (REAs), em particular no Ensino Superior Português. A presente investigação procurou estudar as perceções de um grupo de estudantes do Ensino Superior Português sobre os Recursos Educacionais Abertos (REAs) e as suas condicionantes no momento de transformar produções escritas por outros em REAs. A investigação incidiu sobre um grupo de estudantes de uma unidade curricular de um mestrado completamente online mais especificamente na unidade curricular de Psicologia da Comunicação Online do Mestrado em Pedagogia do E-learning da Universidade Aberta de Portugal. A metodologia escolhida para desenvolver o trabalho foi a Design-Based Research (DBR) porque se adequa às fases de design, implementação e análise que integram um processo em construção. Foram consideradas iterações da unidade curricular de enquadramento, o processo de aplicação da DBR contemplou dois grupos de investigadores nos quais cada um desenvolveu a sua pesquisa, situação que representa um desafio aceite e apresentou os seus benefícios. O objeto do nosso estudo situa-se na iteração da unidade curricular onde foram aplicados dois questionários e uma grelha da análise que permitiram recolher dados sobre a perceção dos estudantes ao trabalhar no contexto dos REAs. Os 5 Rs de Wiley foram pautando o ritmo do estudo, ficando convicta a investigadora da necessidade de mais aplicações e de mais estudos que permitam consolidar o objetivo de mais REAs para a educação aberta.
Nowadays we speak about society of information, social networks and generalized share all over the world. In the universities, the solicitations for use and reuse of Educational Resources belong to an environment where opening is more and more referred. This opening must be interpreted as more chances for all the people to achieve more opportunities to learn and share. In order to take advantage of this possibility, we need to seize the context and the conditioning where the Opening Educational Resources are to be found especially in the Portuguese Higher Education. This investigation tried to study the perceptions of a group of students on OER and their environment to transfer written works by others in OER. It was taken from a group of students of a master’s course unit completely on line more specifically Psychology of Communication online – Master course in pedagogy of E-learning of the Universidade Aberta de Portugal. The methodology chosen to develop this investigation was the Design-Based Research (DBR) because it is suitable to the phases of design, implementation and analysis that integrate a process under construction. We considered iterations of the course unity of framework, the process of application of the DBR was composed by two groups of investigators each one developing his search which was a challenge accepted and with proved advantages. The object of our study focuses on the iteration where we used two inquiries and an analysis grid which permitted to make a data collection about the perception the students had working, on the OER’s context. The 5 Rs of Wiley were pacing the study. The investigator is certain that more applications and study are absolutely needed which will allow to consolidate the aim of more OER for open education.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7389
Designação: Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Educação a Distância e Elearning apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Educação a Distância e Elearning / Distance Education and Elearning

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