Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/7372
Título: A Wikipédia como recurso educacional aberto : um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade
Autor: Pestana, Filomena
Orientador: Cardoso, Teresa
Palavras-chave: Wikipédia
Wikipédia na Universidade (programa)
Universidade Aberta
Ensino superior
Recursos educacionais abertos
Estratégia pedagógica
Pedagogia
Pedagogy in higher education
Wikipedia
Wikipedia in University
Open educational resources
Pedagogical strategy
Data de Defesa: 28-Mai-2018
Citação: Pestana, Filomena - A Wikipédia como recurso educacional aberto : um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade. [S.l.]: [s.n.], 2018. 352 p.
Resumo: A Wikipédia é um recurso incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, mas pode ser também uma estratégia pedagógica? O presente estudo foi motivado por esta questão, à qual pretende dar resposta, tendo-se, para o efeito, implementado e avaliado a sua integração curricular no contexto do Programa Wikipédia na Universidade. Metodologicamente, adotámos uma abordagem mista num estudo de caso – a turma de uma Unidade Curricular do Doutoramento em Educação da Universidade Aberta (Portugal). Para além dos estudantes e da equipa docente, participaram no estudo embaixadores do capítulo português da Wikimedia Foundation. Para a recolha de dados foi considerada a observação, que se desenvolveu em diversos ambientes virtuais de aprendizagem, e o inquérito – questionários aos estudantes, em diversos momentos; entrevista à docente coordenadora da unidade curricular. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Os resultados obtidos salientam o reconhecimento por parte da docente coordenadora das vantagens em participar no Programa Wikipédia na Universidade, nomeadamente por se tratar de um programa específico para contextos educativos que permite quebrar a sensação de isolamento, fomentar a colaboração no contexto da educação e ciência aberta, e alcançar maior transparência no processo de ensino-aprendizagem. Já os estudantes, inicialmente com diferentes perceções e utilizações da Wikipédia, foram revelando, ao longo do semestre letivo, um envolvimento e uma adesão cada vez maiores, quer ao programa, quer às atividades de wikificação, contribuindo como prosumidores para a criação de conteúdos abertos no âmbito da cultura participatória. Conclui-se, portanto, que a integração curricular da Wikipédia através do Programa Wikipédia na Universidade teve impacte real na unidade curricular em que foi implementada, em particular nas conceções e práticas dos estudantes que a frequentaram. De facto, estes estudantes demostraram a sua preferência por atividades/trabalhos com wikificação por contraponto a atividades/trabalhos tradicionais, bem como a sua vontade em continuar a contribuir para a Wikipédia; reconheceram ainda que os trabalhos/atividades com wikificação implicam uma maior aquisição de competências. Assim, desejamos que a integração curricular da Wikipédia, e a sua utilização como recurso educacional aberto e enquanto estratégia pedagógica, possa ser mantida e alargada a outras unidades curriculares, na mesma ou noutras instituições de ensino superior, nomeadamente em Portugal.
Wikipedia is a key resource when doing research on the internet, but can it also be a pedagogical strategy? The current study was inspired by this question and aims at answering it by responding to the need to implement and evaluate its curricular integration in the context of the Wikipedia Education Program. Methodologically, we adopted a mixed approach in a case study - the class of a Doctoral Course in Education of the Universidade Aberta (Open University Portugal). In addition to the students and the teaching team, the ambassadors of the Portuguese chapter of the Wikimedia Foundation participated in the study. For the data collection, observation was considered, which was developed in several virtual learning environments, and also the survey – questionnaires to students, at various times; interview to the coordinator teacher of the curricular unit. For the data analysis, descriptive statistics and content analysis were used. The results obtained highlight the recognition by the coordinating teacher of the advantages of participating in the Wikipedia Education Program, namely because it is a specific program for educational contexts that enables to avoid the feeling of isolation, to foster collaboration in the context of open education and open science, and to achieve greater transparency in the teaching-learning process. The students, initially with different perceptions and uses of Wikipedia, revealed, throughout the semester, an increasing involvement, both in the program and the activities of wikification, contributing as prosumers in the creation of open contents within the scope of participatory culture. Hence, in conclusion, the curricular integration of Wikipedia through the Wikipedia Education Program had a real impact on the curricular unit in which it was implemented, particularly in the conceptions and practices of the students who attended it. In fact, these students demonstrated their preference for activities/works with wikification as opposed to traditional activities/works, as well as their willingness to continue to contribute to Wikipedia; they also recognized that activities/work with wikification imply a greater acquisition of skills. Thus, we hope that the curricular integration of Wikipedia, and its use as an open educational resource and as a pedagogical strategy, can be maintained and extended to other curricular units, in the same or other higher education institutions, namely in Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7372
Designação: Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Educação a Distância e Elearning apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Educação a Distância e Elearning / Distance Education and Elearning

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TD_FilomenaPestana.pdf10,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.