Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/7265
Título: A moda na era pós-digital
Autor: Pereira, Selma
Orientador: Marcos, Adérito
Palavras-chave: Moda
Arte
Média-arte digital
Pós-digital
Artefactos
Estética
Instalações
Fashion
Post-digital
Media-art
Digital aesthetics/computational
Data de Defesa: 16-Fev-2018
Citação: Pereira, Selma - A moda na era pós-digital [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2017. 2 vol.
Resumo: O fenómeno moda surgiu intimamente ligado à modernidade, à cultura das massas, ao cinema. A moda abraçou a evolução tecnológica da era digital e difundiu-se pela multiplicidade de ecrãs. Com o capitalismo estético, enunciado por Gilles Lipovetsky, a moda hibridizou-se com outras áreas artísticas e de consumo. A lógica de produção de moda, assente nos conceitos do novo, do efémero e da sedução, apoderou-se e remodelou outros campos da sociedade contemporânea. O surgimento de artefactos de moda no panorama da arte contemporânea floresce com a estética pós-digital, ou seja aquela que se propõe para lá do domínio ou mesmo da subjugação ao digital. Estes artefactos questionam e obrigam a repensar a forma como a moda é exposta em galerias/museus, o seu lugar enquanto objeto artístico e a interação entre este e o público. São objetos de desejo que se transformam em agentes indutores de pensamento crítico. A investigação tem como ponto de partida os artefactos de moda pós-digitais, sendo nosso objetivo investigar a convergência da moda com a média-arte digital, numa perspetiva pós- digital, enquanto forma de crítica social e de expressão patrimonial, através da análise, interpretação e criação de artefactos/instalações. Com esta tese conseguimos demonstrar que a moda tem vindo a “evoluir” do digital para o pós-digital, e que neste último domínio acentuou as dimensões de criação de desejo e de consciência crítica, assim como em alguns casos recuperou a dimensão de expressão patrimonial. No decorrer desta tese foram criadas seis artefactos/instalações, publicados vários artigos em fóruns científicos e apresentadas comunicações.
The fashion phenomenon was closely linked to modernity, the masses’ culture and the cinema. The Fashion embraced technological evolution of the digital era and spread out through the multiplicity of screens. With the aesthetic capitalism, enunciated by Gille Lipovetsky, the fashion hybridized with other artistic areas and of consumption. The logic of fashion production, based on the concepts of the new, ephemeral and of seduction, seized and remodelled other fields of contemporary society. The emergence of fashion artefacts in the contemporary art scene develops with post- digital aesthetics, proposes beyond the importance or even the influence to digital. These artefacts question and compel to rethink the way fashion is exposed in galleries/ museums, its place as an artistic object and the interaction between this and the public. They are objects of desire, which become critical thinking inducers. The research has as a starting point the post-digital fashion artefacts; it is our goal to investigate the convergence of fashion with Media-Art, in a post-digital perspective, as a way of social criticism and patrimonial expression, through the analysis, interpretation and creation of artefacts/ installations. With this thesis we have been able to demonstrate that fashion has been “evolving” from digital for the post-digital, and that in the latter domain fashion has been develop from digital to post-digital emphasized the dimensions of creation of desire and critical awareness, as in some cases it has regained the dimension of patrimonial expression. In the course of this thesis six artefacts/installations were created, published several articles in scientific publications and presented Communications.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7265
Designação: Tese de Doutoramento em Média-Arte Digital apresentada à Universidade Aberta em associação com a Universidade do Algarve
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