Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/7264
Título: Redes Pessoais de Aprendizagem (PLN) em ambientes emergentes : criação e gestão da PLN de uma comunidade de investigadores juniores
Autor: Oliveira, Nuno Ricardo
Orientador: Morgado, Lina
Palavras-chave: Rede Pessoal de Aprendizagem
Redes sociais
Ambientes virtuais
Identidade digital
Literacia digital
Ensino a distância
Investigadores
Aprendizagem
Data de Defesa: 30-Jan-2018
Citação: Oliveira, Nuno Ricardo - Redes Pessoais de Aprendizagem (PLN) em ambientes emergentes [Em linha]: criação e gestão da PLN de uma comunidade de investigadores juniores. [S.l.]: [s.n.], 2017. 2 vol.
Resumo: Na era digital em que nos encontramos, os indivíduos em geral, e os investigadores em particular, experienciam um mundo em rede que emerge a cada segundo. O tema desta tese procura ir ao encontro desta realidade ao definir como relevante o estudo da Rede Pessoal de Aprendizagem (PLN) dos participantes numa comunidade de um programa de doutoramento, ou seja, investigadores em formação denominados investigadores juniores, de uma instituição universitária de ensino a distância. A investigação incidiu na análise sobre a realidade da vivência digital destes doutorandos, de modo a compreender a importância da identidade digital e como esse processo pode influenciar a criação e gestão da Rede Pessoal de Aprendizagem. A metodologia utilizada foi o estudo de caso assente numa abordagem metodológica mista. A sua operacionalização consistiu na aplicação numa primeira fase, de um questionário a toda a comunidade de aprendizagem, e na realização de entrevistas semiestruturadas a um grupo de seis indivíduos, selecionados através da Análise de Redes Sociais e representativo das várias edições do programa doutoral. Os resultados obtidos demonstraram a relevância de, enquanto investigadores juniores, a sua identidade digital coincidir com a sua identidade real, por razões de credibilidade e reconhecimento da comunidade científica e académica. Os resultados apontam também para a existência de consenso na totalidade dos membros desta comunidade específica relativamente à importância de cada indivíduo possuir uma Rede Pessoal de Aprendizagem (PLN). Contudo, em relação ao processo de gestão da mesma, verificou-se que é variável em função da disponibilidade que os investigadores juniores possuem para o fazer, de acordo também, com a fase do programa de doutoramento em que se encontram. Sublinha-se que sendo esta investigação um estudo de caso, as suas conclusões não poderão ser generalizadas. Porém, os resultados obtidos revelaram ser importantes, úteis e pertinentes uma vez que permitem refletir e elencar ações para a criação e gestão da PLN da comunidade estudada, permitindo por outro lado, um conjunto de possibilidades para estudos futuros nesta área emergente que é a Web social.
In the digital era, we are living now, individuals in general and researchers in particular experience a networked world that manifests in every second. The subject of this thesis aims to accommodate this reality by defining the relevance of the study of Personal Learning Networks (PLN) in a community of a doctoral program that is constituted of researchers in training, referred as junior researchers, of a university institution of distance education. The research focused on the analysis of the reality of the digital experience of these doctoral candidates in order to understand the importance of digital identity and how this process can influence the creation and management of a PLN. This case study is based on a mixed method research design. In the first phase of the research, a questionnaire was applied to the whole community of learners. In the second phase, semi-structured interviews were conducted with six individuals of the community, representatives of different editions of the course, selected by using Social Network Analysis. The obtained results revealed that for these junior researchers it was important that their digital identity coincide with their real identity for reasons of credibility and recognition of the scientific and academic community. The results showed also that there is an absolute agreement of this specific community regarding the importance of having a PLN. However, regarding the management of the PLN, it was found that it is variable and it depends on the willingness of these junior researchers and also on which phase of the doctorate program they are. It must be emphasised that the conclusions cannot be generalised because of the case study design of the research. Yet, the obtained results turn out to be significant, useful, and relevant once they allow to consider and determine actions for the creation and management of the PLN of the studied community. Moreover, they also open the possibility to further research on the emerging area of social Web.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7264
Designação: Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Educação a Distância e Elearning apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Educação a Distância e Elearning / Distance Education and Elearning

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TD_NunoOliveira.pdf3,82 MBAdobe PDFVer/Abrir
TD_Anexos_NunoOliveira.pdf2,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.