Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/7194
Título: A Wikipédia como recurso educacional aberto: um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade
Autor: Pestana, Filomena
Cardoso, Teresa
Palavras-chave: Pedagogia no ensino superior
Wikipédia
Programa Wikipédia na Universidade
Recursos educacionais abertos
Estratégia pedagógica
Pedagogy in higher education
Wikipedia
Wikipedia in university program
Open educational resources
Pedagogical strategy
REA
Data: 3-Jul-2017
Citação: Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa - A Wikipédia como recurso educacional aberto: um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade. In Ciência 2017. Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, Lisboa, 2017 - "Encontro Ciência 2017" [Em linha]. [Lisboa]: [s.n.], 2017. 1 poster
Resumo: A Wikipédia apresenta-se na atualidade como um elemento incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, sendo um projeto universal que tem angariado fervorosos seguidores ou opositores, numa relação amor/ódio. Mais do que banir ou aceitar sem restrições a inclusão da Wikipédia em contexto educativo e académico, importa compreender este fenómeno digital, que entendemos como Recurso Educacional Aberto (REA). No nosso enquadramento teórico, convocamos o conceito de Educação Aberta explorando-o quer nos seus conceitos fundadores, quer nas práticas e desafios que apresenta, dos quais fazem parte os REA e a Wikipédia. A investigação apresenta-se como a primeira parceria entre uma Universidade Portuguesa e a Wikimedia Foundation no âmbito do Programa Wikipédia na Universidade; concretamente, teve lugar numa Unidade Curricular do Doutoramento em Educação da Universidade Aberta. Esta parceira tem o intuito de dar maior qualidade aos conteúdos disponibilizados na Wikipédia, envolvendo a comunidade académica na sua construção e potenciando benefícios nos processos de ensino e aprendizagem, incluindo a sua integração curricular. Metodologicamente, assenta no estudo de caso e em diversas estratégias para a recolha de dados. Espera-se, à semelhança de iniciativas congéneres, noutros países, que traga vantagens para todos os intervenientes envolvidos no processo.
Descrição: Integrado em investigação do doutoramento em educação, especialidade de educação a distância e elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning; apresentado no Encontro Ciência 2017, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no Centro de Congressos de Lisboa, entre os dias 3-5/07/2017.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7194
Versão do Editor: http://www.encontrociencia.pt/home/
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pestana-Cardoso_Ciencia2017.pdf511,51 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.