Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/7181
Título: Desenvolvimento duma comunidade virtual baseada numa WebRadio Social: estudo de caso numa universidade virtual
Autor: Carvalho, Ricardo Nuno Castro de
Orientador: Morgado, Lina
Firmino, Joaquim
Palavras-chave: Universidade Aberta
Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
WebRadio
Design-based research
Rede SOL
Ensino a distância
Educação aberta
Recursos educacionais abertos
Projetos de investigação
Portugal
Open education
Open educational resources
Online communities
Data de Defesa: 21-Jul-2017
Citação: Carvalho, Ricardo Nuno Castro de - Desenvolvimento duma comunidade virtual baseada numa WebRadio Social [Em linha]: estudo de caso numa universidade virtual. [S.l.]: [s.n.], 2017.120 p.
Resumo: O projeto que agora se apresenta constitui o desenvolvimento dum protótipo de WebRadio social em plataforma própria integrado numa Rede Social Académica com características particulares e abrangendo a comunidade académica da referida instituição através duma abordagem metodológica da design-based research. Com uma dimensão experimental e exploratória, encontra-se integrado no projeto de investigação, Web Social e Educação Online no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D). Numa primeira parte efetua-se a revisão bibliográfica dedicada há importância das rádios académicas (universitárias, escolares e no contexto de educação a distância e eLearning) e as alterações que a Web 2.0 introduz em termos sociais, educacionais dando-se especial ênfase ao caso da WebRadio. Analisa-se ainda a importância da educação aberta, nomeadamente, a proliferação do saber através de recursos educacionais abertos (REA), constituindo o projeto de WebRadio um Recurso Educacional Aberto. Sustentando-se metodologicamente na design-based research foram estudados os requisitos e as condições técnicas, tecnológicas e legais para o desenvolvimento e implementação do protótipo de WebRadio académica. Efetuou-se a sua testagem, seleção e implementação experimental de toda a infra-estrutura tecnológica e o seu design conceptual de acordo com os objetivos pretendidos. Desenvolveram-se os conteúdos como recursos educacionais abertos (REA) e realizou-se a emissão experimental difundida para a comunidade académica online (rede SOL). Finalmente, foi analisado e avaliado todo o percurso, quer em termos metodológicos, quer o processo e os resultados obtidos aplicando-se uma análise SWOT. Desta análise emergiram um conjunto de obstáculos e recomendações centradas nos recursos disponíveis e, na necessidade de um projeto com esta complexidade, necessitar de uma estrutura multidisciplinar para a sua sustentabilidade, demonstrando que é possível criar e implementar uma WebRadio.
The project that we present it is the development of a prototype of a social WebRadio on a particular platform. This project aimed to develop a WebRadio prototype integrated in an Academic Social Network with particular characteristics and covering the academic community of the institution through a methodological approach of design-based research. With an experimental and exploratory dimension, it is integrated in the research project, Social Web and Online Education in the Distance Education and eLearning Laboratory (LE@D). In the first part, we present a bibliographical review dedicated to the importance of academic radios (university, school and in the context of distance learning and eLearning), and the changes that Web 2.0 introduces in social and educational terms, with special emphasis on the case of Web radio. It also analyzes the importance of open education, namely, the proliferation of knowledge in the form of an open educational resources (OER) being the WebRadio project an Open Educational Resource. Drawing on methodologically in design-based research, we studied the technical, technological and legal requirements and conditions for the development and implementation of the academic WebRadio prototype. Testing, selection and experimental implementation of the technological infrastructure and its conceptual design were carried out according to the intended objectives. The contents were developed as open educational resources (OER) and an experimental broadcast was carried out in the online academic community (SOL network). Finally, the entire process was analyzed and evaluated, both in methodological terms, as well as in the process and results obtained by applying the SWOT analysis. Some obstacles and recommendations emerged, focusing on the available resources and the need for a project with this complexity. multidisciplinary structure for its sustainability, demonstrating that it is possible to create and implement a WebRadio.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7181
Designação: Trabalho de Projeto do Mestrado em Pedagogia do Elearning apresentado à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Mestrado em Pedagogia do E-Learning / Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMPEL_RicardoCarvalho.pdf2,93 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.