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Título: O supervisor pedagógico como promotor da melhoria da qualidade de ensino : estudo realizado em duas escolas secundárias do Distrito de Chókwè
Autor: Mafuiane, Lúcia Pedro
Orientador: Oliveira, Isolina
Palavras-chave: Supervisão
Educação
Qualidade de ensino
Avaliação da educação
Desenvolvimento profissional
Formação de professores
Ensino secundário
Chókwé
Moçambique
Développement professionnel
Qualité de l’éducation
Superviseur
Supervision pédagogique
Data de Defesa: 20-Jul-2017
Citação: Mafuiane, Lúcia Pedro - O supervisor pedagógico como promotor da melhoria da qualidade de ensino [Em linha]: estudo realizado em duas escolas secundárias do Distrito de Chókwè. Lisboa: [s.n.], 2016. 183 p.
Resumo: Este estudo discute o papel do supervisor pedagógico no âmbito da promoção da melhoria da qualidade do ensino sabendo-se que o Supervisor Pedagógico, segundo Alarcão & Tavares (2003), é um indivíduo dotado de experiência que lhe permite apoiar/orientar um outro professor ou candidato a professor no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Neste contexto, o estudo leva-nos a perceber o que os supervisores pensam em relação à sua prática e a identificar as perceções dos professores em relação ao processo de supervisão nas suas escolas e a compreender a forma como este é conduzido, bem como avaliar o tipo de relações que tem sido privilegiado junto dos professores em exercício. Assim, o tema da investigação conduz-nos ao problema geral do estudo que incide nas dificuldades evidenciadas pelos Supervisores Pedagógicos em promover práticas supervisivas conducentes ao desenvolvimento pessoal e profissional docente que possam refletir-se na melhoria da qualidade do ensino. Do ponto de vista metodológico, o estudo empírico baseia-se na recolha de informações relacionadas com o trabalho desenvolvido pelos Supervisores Pedagógicos junto dos professores em exercício nas Escolas Secundárias de Chókwè e Ngungunhane ambas localizadas no Distrito de Chókwè. Para o efeito, adotámos uma metodologia que privilegia uma abordagem mista, de carácter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Os resultados do estudo indicam que, não obstante a irregularidade com que é realizada, os supervisores têm levado a cabo a atividade supervisiva nas duas escolas em estudo, todavia, revelam que, na sua totalidade, não possuem formação especializada em supervisão pedagógica e na sua maioria não se tem beneficiado da formação contínua tal como acontece com os professores em exercício, fato que poderá justificar a forma como o processo da supervisão pedagógica tem sido conduzido bem como o seu impacto na melhoria da qualidade da educação e no desenvolvimento pessoal e profissional dos professores.
Cette étude examine le rôle du superviseur pédagogique dans le cadre de la promotion de l’amélioration de la qualité de l’enseignement en sachant que le superviseur pédagogique, selon Alarcão & Tavares (2003), est un individu doué d'expérience qui lui permet de soutenir un autre enseignant ou candidat à l'enseignement dans leur développement personnel et professionnel. Dans ce contexte, l'étude nous amène à percevoir ce que les superviseurs pensent par rapport à leur pratique et à identifier les perceptions des enseignants en ce qui concerne le processus de supervision dans leurs écoles et comprendre comment le superviseur emmène ce processus de supervision, et évaluer le type de relations mises en place parmi les enseignants en exercice. Ainsi, le thème de cette recherche nous amène à la problématique générale de l'étude qui met l'accent sur les difficultés mises en évidence par les superviseurs pédagogiques de promouvoir une supervision menant à l'épanouissement personnel et professionnel qui peut se traduire par l'amélioration de la qualité de l'enseignement. Du point de vue méthodologique, l'étude empirique prend en compte la collecte d'information sur le travail effectué par les superviseurs pédagogiques parmi les enseignants en exercice dans l’École Secondaire de Chókwè et l’École Secondaire de Ngungunhane au district de Chókwè. En effet, nous avons adopté une méthodologie qui privilégie les approches quali-quantitatives à travers d’enquête par questionnaire. Les résultats de l'étude indiquent que, malgré l’irrégularité avec laquelle elle est réalisée, les superviseurs effectuent la supervision pédagogique dans les deux écoles en analyse, cependant, ils révèlent que, dans son ensemble, ils ne sont pas spécialisés en supervision pédagogique et la plupart d'eux ne bénéficie pas de formation continue tel que les enseignants en exercice, ce qui pourra justifier la façon comme le processus de supervision pédagogique est conduit et son impact sur l'amélioration de la qualité de l'éducation et le développement professionnel et personnel des enseignants.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/6677
Designação: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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