Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/6676
Título: Realidade aumentada num simulador virtual de tomada de decisão clínica
Autor: Jorge, Nelson
Orientador: Gaspar, Pedro João Soares
Palavras-chave: Realidade aumentada
Tecnologia digital
Tomada de decisões
Modelos de simulação
Formação
Enfermeiros
Feridas
Augmented reality
Medical education
Virtual simulator
Clinical decision making
Wounds
Data de Defesa: 9-Nov-2016
Citação: Jorge, Nelson Ribeiro - Realidade aumentada num simulador virtual de tomada de decisão clínica [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2016. 192 p.
Resumo: A presente investigação teve como objetivo verificar se a Realidade Aumentada (RA) potencia o desenvolvimento de competências de tomada de decisão clínica no diagnóstico e tratamento de feridas crónicas, aumenta a motivação dos estudantes e a usabilidade do simulador virtual e-FER. O e-FER é um simulador online de tomada de decisão clínica utilizado na formação inicial de enfermeiros, permitindo simular o diagnóstico e tratamento de casos clínicos virtuais de feridas crónicas. Para o presente estudo foi acrescentada uma componente de RA com novos casos clínicos, no sentido de investigar os seus efeitos na motivação, usabilidade e desenvolvimento de competências no diagnóstico e tratamento de feridas crónicas. Desenvolveu-se um estudo quase-experimental com uma amostra de 54 estudantes a frequentar o primeiro ano de Enfermagem. Realizou-se uma análise comparativa entre o desempenho dos grupos experimental (que utilizou o e-FER tradicional e depois com RA) e de controlo (que utilizou apenas o e-FER tradicional), com base nos dados extraídos a partir do simulador virtual e-FER. Os dados relativos à motivação dos estudantes e usabilidade do sistema foram recolhidos através de questionário. Os resultados obtidos permitem concluir que a RA potenciou o desempenho dos estudantes, particularmente nos parâmetros de diagnóstico da ferida, com diferenças estatisticamente muito significativas (p<0,001) nos testes de Mann-Whitney U e Wilcoxon, registando-se ainda índices elevados de motivação e usabilidade do simulador, mesmo com a introdução de um dispositivo adicional na atividade.
The goal of this investigation was to verify if Augmented Reality (AR) enhances the development of clinical decision-making skills in wound diagnosis and treatment, increases student motivation and the usability of the e-FER virtual simulator. The e-FER is an online clinical decision-making simulator used in the initial training of nurses, allowing to simulate the diagnosis and treatment of virtual clinical cases of chronic wounds. In this study an AR component was added with new clinical cases, in order to investigate its effects on motivation, usability and the development of wound diagnosis and treatment skills. A quasi-experimental study was conducted with a sample of 54 students attending the first year of a Nursing program. A comparative analysis between the progress of the experimental group (who used the traditional e-FER and then with AR) and the control group (who used only the traditional e-FER) was made using the data extracted from the e-FER virtual simulator. Data on student's motivation and system usability were collected through a questionnaire. The results showed that AR enhanced student performance, particularly in wound diagnostic parameters, with highly statistically significant differences (p<0,001) in the Mann-Whitney U and Wilcoxon tests, and registering high levels of motivation and simulator usability, even with the introduction of an additional device in the activity.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/6676
Designação: Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Educação a Distância e Elearning apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Educação a Distância e Elearning / Distance Education and Elearning

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TD_NelsonJorge.pdf4,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.