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Título: Garantir a qualidade dos recursos educacionais abertos: a prática da Universidade Aberta de Portugal
Autor: Nobre, Ana
Carvalho, Madalena
Palavras-chave: Recursos educacionais abertos
Universidade Aberta
Repositórios institucionais
Qualidade
REA
Data: Out-2017
Citação: Nobre, Ana; Carvalho, Madalena - Garantir a qualidade dos recursos educacionais abertos: a prática da Universidade Aberta de Portugal. In Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, 8, Rio de Janeiro, 2017. "Conferência..." [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2017. 1 poster
Resumo: A temática dos recursos educacionais abertos (REA) é da maior relevância para as instituições que desenvolvem ou pretendem desenvolver práticas educacionais abertas. Esta comunicação apresenta os mecanismos de aferição da qualidade implementados na Universidade Aberta de Portugal (UAb) para a criação e disponibilização de recursos educacionais abertos, de forma sistemática, através do seu Repositório Institucional. Nem todos os conteúdos educacionais disponibilizados na web podem ser considerados REA. Este trabalho analisa os referenciais concetuais bem como os procedimentos definidos na UAb para garantir a qualidade dos recursos educacionais que a Instituição disponibiliza como REA. Apresentam-se os objetivos estratégicos e operacionais do projeto. Referenciam-se as metodologias e os critérios de seleção e validação de conteúdos. Descrevem-se os mecanismos que permitem o envolvimento efetivo da Comunidade Académica da Universidade no sistema de produção de recursos. Analisa-se o Repositório Aberto como sistema de informação certificado que possibilita o workflow de depósito e validação de conteúdos, bem como a preservação digital a longo prazo. Evidencia-se a transparência dos processos e o modo como os conhecimentos e as competências dos diferentes stakeholders se articulam para garantir a qualidade dos conteúdos bem como a sustentabilidade do projeto.
Descrição: Poster científico apresentado na 8ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, realizada no Rio de Janeiro, de 4-6 de outubro de 2017
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/6671
Aparece nas colecções:CI - Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars

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