Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/6610
Título: A utilização da Web Social na disciplina de português numa turma do 2º Ciclo do ensino básico
Autor: Monteiro, Maria Teresa Marques Mano de Matos Silveira
Orientador: Amante, Lúcia
Palavras-chave: Ensino de línguas
Língua portuguesa
Web 2.0
Tecnologia da informação e comunicação
Redes sociais
Portuguese
Learning competence
ICT
Data de Defesa: 6-Jun-2017
Citação: Monteiro, Maria Teresa Marques Mano de Matos Silveira - A utilização da Web Social na disciplina de português numa turma do 2º Ciclo do ensino básico [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2017. 204 p.
Resumo: À distância de um clique, ligamo-nos à Web que transformou o modo como processamos a informação, pensamos e assimilamos o conhecimento. A Escola nem sempre acompanha as mudanças que os alunos trazem para a sala de aula. É importante que esta promova o desenvolvimento de competências e aprendizagens que se adequem às exigências da atual sociedade. No âmbito da disciplina de português, a turma do 2º ciclo do ensino básico, que se constituiu como objeto de estudo, estava desmotivada para as aprendizagens e as suas relações interpessoais eram conflituosas. Crê-se que o uso de ferramentas da Web 2.0, em contexto pedagógico, poderá ser uma mais-valia para a construção de aprendizagens significativas. Nesse sentido, definiu-se como objetivo geral compreender de que modo a utilização de ferramentas da Web 2.0 poderia contribuir para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem na disciplina de Português, com alunos marcados pelo insucesso repetido. Adotou-se uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa, adotando o formato de um estudo de caso. Os dados recolhidos tiveram por base um questionário, bem como a observação participante, relatada em Diário de Bordo. Apresentam-se dados que evidenciam que os alunos encontraram nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) um meio de superarem dificuldades nas aprendizagens. Ao longo deste estudo, os alunos, através da Web 2.0, tornaram-se mais recetivos à Escola, mais cooperantes e colaborativos. Em síntese: o recurso às TIC mostrou ser um dos fatores que melhor desencadeia processos de aprendizagem com mais ganhos.
Within a click, we connect to the Web that has transformed the way we process information, how we think, and how we store knowledge. School runs a serious risk of becoming obsolete and does not go along with the changes that students bring to the classroom. It is important that school promotes the development of skills and learning that fit the requirements of the current society. This class of the 5th and 6th grade have failed at school and students were emotionally unstable. In this sense, it was defined as a general objective to understand how the use of Web 2.0 tools could contribute to the improvement of teaching-learning processes in the Portuguese course, with students marked by repeated failure. It was adopted a mixed methodology, qualitative and quantitative, with the format of a case study. The data collected were based on a questionnaire, as well as participant observation, reported in a journal, and show that students found in Information and Communication Technologies (ICT) a way to overcome difficulties in learning. Throughout this study, students, through Web 2.0, have become more receptive to the School, more cooperative and collaborative. In a word: when using ICT in the classroom, learning happens.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/6610
Designação: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMSP_MTeresaMonteiro.pdf3,37 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.