Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/6368
Título: Interação em diferentes cenários pedagógicos no ensino superior online
Autor: Cabral, Pedro Barbosa
Orientador: Mendes, António Quintas
Palavras-chave: Ensino superior
Ensino a distância
Elearning
Interação
Teorema da Equivalência da Interação
Aprendizagem
Equivalency Interaction Theorem
Interaction
Design
Learning dcenarios
e-Learning in Higher Education
Data de Defesa: 13-Jul-2016
Citação: Cabral, Pedro Barbosa - Interação em diferentes cenários pedagógicos no ensino superior online [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2015. 2 vol.
Resumo: A investigação agora apresentada surgiu de uma problematização dos níveis de interação em diferentes cenários pedagógicos no ensino superior online a partir do "Teorema da Equivalência da Interação" de Terry Anderson. Foram trabalhadas quatro questões de investigação, a saber: 1) será que é possível atingir níveis de aprendizagem significativa e profunda desde que uma das três formas típicas de interação (estudante-professor, estudante-estudante e estudante-conteúdo) se situe em níveis muito elevados e os outros dois tipos de interação sejam oferecidos em níveis mais baixos, ou mesmo suprimidos, sem que a experiência educacional se degrade?; 2) será que ao colocarmos níveis muito elevados de interação em mais do que uma das três tipologias de interação este aumento irá promover uma maior satisfação na experiência educacional, embora não necessariamente uma maior aprendizagem?; 3) será possível compreender que aspetos podem estar relacionados com cenários mais adaptados às características dos estudantes e, consequentemente, a um maior qualidade na aprendizagem?; 4) que instrumentos podem ser desenvolvidos de forma a permitir a tomada de decisões com vista à estruturação de unidades curriculares e cursos tendo como referência as interações: estudante-conteúdo; estudante-professor e estudante-estudante? A investigação realizada assentou numa abordagem metodológica mista, seguindo o paradigma pragmático de investigação de Creswell, onde foram recolhidos dados através de (i) questionários aplicados a estudantes em dois anos letivos distintos, (ii) análise da experiência educativa nos espaços online onde decorreram os processos de aprendizagem destes estudantes, (iii) do registo das atividades do corpo docente e (iv) da análise aos produtos realizados pelos estudantes par efeitos de avaliação. Os resultados foram posteriormente cruzados para desenvolver um design de cenário pedagógico flexível e que permitisse também identificar algumas especificidades desse design para dar resposta a diferentes características dos estudantes. Por fim procurou-se desenvolver um instrumento que permitisse a tomada de decisão com vista à estruturação de unidades curriculares e cursos tendo como referência as interações estudante-conteúdo, estudante-professor e estudante-estudante.
The research now presented emerged from a problem concerning about levels of interaction in different teaching scenarios in higher online education, focus on the framework "Interaction Equivalency Theorem" proposed by Terry Anderson. Four research questions were considered, namely: 1) is it possible to achieve levels of meaningful and deep learning when one of the three typical forms of interaction (student-teacher, student-student and student-content) is projected at high levels and the other two types of interaction are offered at lower levels, or even abolished, without degradation of the educational experience?; 2) is it possible that if we design with high levels of interaction in more than one of the three types of interaction, this will promote higher levels of satisfaction in the educational experience, though not necessarily an increased learning and efficiency?; 3) it is possible to understand what aspects of a given scenario are better adapted to the characteristics of students and hence to a higher quality in their learning?; 4) What tools can be developed to allow decision-making and design of courses having as a framework the reference to the three types of interaction: student-content; student-teacher and student-student? The research was based on a mixed methodological approach, following Creswell pragmatic paradigm research where data was collected through (i) questionnaires given to students in two separate years academic, (ii) analysis of the learning experiences in the online learning environments where the learning took place for these students, (iii) a record of the pedagogical activities of the teaching staff (iv) analysis of the products submitted by the students in view of the evaluation process. The results were then crossed to develop a flexible educational scenario design and also allow identifying some specifics of this design to meet the different characteristics of students. Finally we tried to develop an instrument that would allow decision-making with a view of structuring courses and single curricular units based in the framework of the analysis of the three basic types of interactions: student-content, student-teacher and student-student.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/6368
Designação: Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Educação a Distância Elearning
Aparece nas colecções:Educação a Distância e Elearning / Distance Education and Elearning

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