Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/6331
Título: Competências comunicativas de alunos do Ensino Básico Português em inglês língua estrangeira : o projeto eTwinning "Intercultural Mosaic"
Autor: Alves, Carla Alexandra
Orientador: Cardoso, Teresa
Palavras-chave: Ensino básico
Língua inglesa
Ensino de línguas
Línguas estrangeiras
Ensino colaborativo
Competência
Comunicação intercultural
eTwinning (projetos)
eTwinning
Communicative skills in english as a foreign language
Intercultural and plurilingual competence
Collaborative network learning environments
Students from portuguese basic education
Data de Defesa: 23-Fev-2017
Citação: Alves, Carla Alexandra - Competências comunicativas de alunos do Ensino Básico Português em inglês língua estrangeira [Em linha]: o projeto eTwinning "Intercultural Mosaic". [S.l.]: [s.n.], 2017. 112 p.
Resumo: Numa sociedade exposta aos enormes desafios da mobilidade internacional, o fomento de uma cultura de paz, tolerância, intercompreensão e cooperação entre os povos é, inequivocamente, o caminho a traçar no seio das comunidades educativas. Urge, assim, a necessidade imperiosa de facultarmos aos nossos alunos meios e ferramentas necessários para a aquisição das competências basilares à sensibilização e tomada de uma consciência intercultural, proporcionando-lhes ambientes de aprendizagem naturais, fruto de encontros culturais diversificados, por forma à efetiva comunicação em línguas estrangeiras. O eTwinning surge, neste contexto, como um forte potenciador/catalisador de aprendizagens culturalmente significativas, redirecionando o papel do aluno e do professor para a (co)aprendizagem, abrindo portas à adoção de práticas pedagógicas inovadoras, estimulantes, reflexivas, indo ao encontro de modelos construtivistas e sócioconstrutivistas de ensino-aprendizagem e, nomeadamente, com o recurso ao uso das tecnologias digitais. O presente projeto incidiu sobre o trabalho desenvolvido por uma equipa de professores no âmbito desta comunidade de escolas europeias e, em concreto, na relevância deste a nível do aprofundamento das competências comunicativas em Inglês enquanto Língua Estrangeira, junto da equipa portuguesa, a qual foi constituída por um grupo alargado de alunos do oitavo ano de escolaridade duma escola básica integrada do distrito de Braga (Barcelos), tendo-se recorrido à metodologia de projeto como suporte-base à dinamização do mesmo. Os resultados alcançados foram francamente positivos, considerando-se que o projeto contribuíu, de forma inquestionável, para o enriquecimento cultural de todos os intervenientes, tendo-se conseguido, com enorme êxito, a sensibilização para a descoberta de outras culturas/ línguas estrangeiras. Espera-se, assim, que este se apresente como uma ponte para futuras investigações, atendendo à vastíssima riqueza humana e educativa que nele encerra.
a society exposed to the enormous challenges of international mobility, the promotion of a culture of peace, tolerance, intercomprehension and cooperation among people is, unequivocally, the leading path to be followed by our educational communities. It urges, therefore, the peremptory need to provide our students the means and the necessary tools for the acquisition of basic skills conductible to intercultural awareness by providing them with natural learning environments, as a result of diverse cross-cultural encounters, in order to enable them to communicate effectively in foreign languages. eTwinning arises in this context as a strong enhancer / catalyst of culturally meaningful learning, redirecting the role of students and teachers to the (co)learning, opening doors to the adoption of innovative teaching practices, stimulating, thoughtful, meeting the conceptions of constructivist and socioconstructivists models of teaching and learning, and in particular with recourse to the use of digital technologies. This research project focused on the work developed by a team of teachers within this community of European schools and, in particular, based upon its relevance regarding the improvement of communication skills in English as a foreign language within the Portuguese team, which was formed by a large number of 8th grade students from an elementary/ secondary school in the district of Braga, mainly in Barcelos, recurring to project methodology as a support-based promotion of it. The results were extremely positive considering that the project has contributed, unquestionably, to the cultural enrichment of all stakeholders, as a result of the great success achieved concerning the raising of awareness towards the discovery of other cultures/ foreign languages. It is hoped, therefore, that this project can be foreseen as a bridge to future investigations given the vast human and educational richness that it contains.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/6331
Designação: Dissertação de Mestrado em Supervisão pedagógica apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMSP_CarlaAlves.pdf1,7 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.