Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/5964
Título: A promoção de competências de aprendizagem em redes sociais : um estudo de caso no Facebook num curso de aprendizagem ao longo da vida
Autor: Lemos, Cátia Maria Lopes dos Santos Ferreira
Orientador: Moreira, J. António
Vieira, Cristina
Palavras-chave: Ensino virtual
Ensino online
Aprendizagem
Competência
Redes sociais
Web 2.0
Facebook
Learning
Skills
Online education
Social networking
Data de Defesa: 19-Dez-2016
Citação: Lemos, Cátia Maria Lopes dos Santos Ferreira - A promoção de competências de aprendizagem em redes sociais [Em linha] : um estudo de caso no Facebook num curso de aprendizagem ao longo da vida. [S.l.] : [s.n.], 2016. 143 p.
Resumo: Atualmente estamos perante uma sociedade em rede, quer ao nível social, quer ao nível tecnológico, ou seja, as redes sociais fazem parte da vida contemporânea. A possibilidade de aprendizagem em rede e as potencialidades da Web social desafiaram os sistemas educativos e os seus principais intervenientes: docentes e estudantes. Assistimos, por isso, à necessidade de adquirir novos conhecimentos pedagógicos e tecnológicos de forma a planear, conceber e utilizar as redes sociais, em particular o Facebook, no processo de ensino-aprendizagem de forma eficaz. Neste contexto e dadas as possibilidades que as redes sociais oferecem para a criação de um ambiente de aprendizagem, apresentamos um estudo no qual procurámos perceber em que medida a utilização do Facebook no processo de ensino-aprendizagem permite a promoção de competências de aprendizagem ao nível da capacidade para aprender, da iniciativa e da autonomia. Assim, a metodologia a aplicar nesta investigação situa-se no paradigma construtivista e, por ainda ser parco o conhecimento acumulado e divulgado relativamente ao tema, considerou-se que o estudo a ser realizado é de natureza exploratória, nomeadamente um estudo de caso instrumental. Logo, tendo em conta estas premissas, entre as técnicas e instrumentos de recolha de dados mais utilizados no âmbito do estudo de caso, neste caso em particular a escolha foi o inquérito por questionário, aplicado a estudantes do Curso de Formação Contínua de Professores, denominado de “Educação sexual em meio escolar: saberes, afetos e valores”, ministrado na Universidade Aberta. Os resultados indicam que o Facebook é reconhecido, desde que exista uma intencionalidade educativa explícita, como um novo ambiente de aprendizagem.
Currently we have a network society, at the social level and at the technological level, that is, social networks are part of contemporary life. The possibility of network learning and the potential of the social Web have challenged the education systems and their key stakeholders: teachers and students. We watched, so, the need to acquire new pedagogical and technological knowledge in order to plan, design and use social networks, particularly Facebook, in the teaching-learning process effectively. In this context and given the possibilities that social networks offer to create a learning environment, we present a study that sought to understand what extent the use of Facebook in teaching-learning process allows the promotion of learning skills in the ability to learn, initiative and autonomy. Thus, the methodology in this research is located in the constructivist paradigm, and still meager knowledge accumulated and disseminated on the subject, it was considered that the study to be performed is exploratory, particularly an instrumental case study. Therefore, taking into account these assumptions, the techniques and data collection tools most used in the case study, in this particular case the choice was the survey applied to students of the Teacher Continuing Education Course, called of Sex Education in Schools: Knowledge, Affection and Values taught at the Portugal Open University. The results indicate that Facebook is recognized, provided there is an explicit educational intention, as a new learning environment.
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/5964
Designação: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

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