Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/5847
Título: Tecnologias digitais de informação e comunicação, interculturalidade e formação docente
Outros títulos: Digital information and communication technologies, interculturality and teacher training
Las tecnologías digitales de la información y de la comunicación, la interculturalidad y la formación del profesorado
Autor: Ramos, Natália
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Interculturalidade
Educação
Comunicação
Digital technologies
Interculturality
Education and communication
Tecnologías digitales
Interculturalidad
Educación y comunicación
Data: 2016
Resumo: Este artigo analisa e discute os principais contributos e desafios colocados pela utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação na área da formação e educação a distância, na sociedade contemporânea global, multicultural, tecnológica e em rede. Destaca a importância das TIC, da literacia digital e da pedagogia online na educação atual, marcada por crescente internacionalização, transnacionalidade, diversidade cultural e interculturalidade. Acentua ainda a importância da promoção da formação neste âmbito e do desenvolvimento de competências pessoais, pedagógicas, tecnológicas, comunicacionais e interculturais nos processos de ensino e aprendizagem, na produção do conhecimento e na formação docente num mundo aberto e interdependente, caraterizado por rápidas mudanças sociais, culturais e tecnológicas.
This article analyzes and discusses the main contributions and challenges posed by the use of digital information and communication technologies in the field of teacher training and distance education in global contemporary society -, increasingly characterized as multicultural, technological and networked based. Thus, it highlights the importance of ICT, digital literacy and online pedagogy in education today, marked by increasing globalization, cultural diversity and interculturality. In this context, it stresses the importance of promoting training in this area and the need to foster the development of personal -, educational - , technological, communication and intercultural knowledge in teaching and learning transactions, in the production of knowledge and in teacher training under an open and interdependent world characterized by rapid social, cultural and technological changes.
En este artículo se analiza y discute las principales aportaciones y retos que se plantean con el uso de tecnologías de la información y comunicación digitales en el ámbito de la formación y educación a distancia, en la sociedad contemporánea global, multicultural, tecnológica y en rede. Se destaca la importancia de las Tecnologías de la información y la comunicación, de la alfabetización digital y de la pedagogía en línea en la educación actual, marcada por la creciente globalización, transnacionalidad, diversidad cultural y interculturalidad. Y demuéstrese la importancia de promover la formación en esta área, en desarrollar las competencias personales, pedagógicas, tecnológicas, comunicacionales y interculturales en los procesos de enseñanza y aprendizaje, en la producción de conocimiento y en la formación docente, en un mundo abierto e interdependiente caracterizado por veloces cambios sociales, culturales y tecnológicos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/5847
ISSN: 2176-171X
Aparece nas colecções:CEMRI - Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
edapeci nramos.pdf777,97 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.