Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/5729
Título: A matemática na educação familiar : memórias escolares, ideias sobre a matemática e relação educativa em grupos domésticos de baixa escolaridade
Autor: Moreira, Darlinda
Palavras-chave: Família
Educação matemática
Baixa escolaridade
Memórias escolares
Classe popular
Data: Out-2003
Editora: Associação de Professores de Matemática
Resumo: Utilizando uma metodologia de observação participante esta investigação apresenta memórias escolares, ideias sobre Matemática e episódios que ilustram o apoio familiar escolar para analisar a relação matemática-escola-família em grupos domésticos de baixa escolaridade. Pretende-se, assim, contribuir para o desenvolvimento de um conhecimento sistematizado e actualizado sobre a forma como o conhecimento escolar matemático se vai legitimando e utilizando na cultura quotidiana dos grupos sociais. Face ao desconhecimento dos conteúdos escolares e das práticas pedagógicas actuais, conclui-se que a instituição escolar deverá integrar formas de inter- acção com os grupos sociais que permitam dialogar sobre novas práticas e mudanças pedagógicas bem como sobre os novos tópicos do conhecimento matemático.
Using a methodology of participant observation to understand the mathematics-school- -family relationship, this investigation presents school memories, ideas about mathematics and episodes that illustrate the mathematical support available to children at home in domestic groups with low formal education. The aim is to contribute to the development of systematic and up to date knowledge about the ways that mathematical school knowledge is legitimised and used in the daily life of social groups. In the face of both the unfamiliarity of current curriculum contents and pedagogical practices, the conclusion is that the school as an institution should integrate ways of interaction that empower social groups to engage in dialogue about pedagogical practices and changes as well as mathematical topics.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/5729
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
_Moreira DarlindaQuadrante_volXII_2_.pdf141,31 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.